Explique como era a estrutura social no feudalismo
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Estrutura Social no Feudalismo
No topo da sociedade feudal encontramos os senhores feudais, a camada dominante, e na sua base, os servos, a camada produtiva. O senhor feudal ou suserano (rei, nobre ou alto clero) tinha a posse legal da terra. ... Os servos (camponeses) formavam a maioria da população do feudo.
Resposta:
A sociedade do feudalismo era dividida em três classes sociais: o clero, tendo como principal membro a igreja católica; a nobreza, composta pelos senhores feudais; e os servos, preenchida pela classe mais baixa e os camponeses. ... O clero era composto principalmente pelos membros do catolicismo. Com isso, o cristianismo, sistema controlado pela igreja católica moldou os comportamentos, os ideais e a cultura do homem medieval, tornando a igreja a instituição mais poderosa do sistema feudal. Os servos, por sua vez, correspondiam a maior classe do feudalismo. Era composta por escravos, vilõ e camponeses que eram obrigados a prestar serviços pesados. Assim, plantavam, colhiam, produziam azeite, vinho, pão, farinha, queijo, manteiga, caçavam, pescavam e ainda trabalhavam numa rudimentar indústria artesanal. Além disso, o trabalho dessas pessoas envolvia uma série de obrigações, entre elas, o trabalho como rendeiro, quando pagava-se ao senhor com mercadorias ou prestações de serviços pelo uso da terra.
O trabalho gratuito era realizado por algumas famílias em dias determinados e o pagamento era dado por meio da permissão do uso de fornos, moinhos e outros equipamento agrícolas. Confira alguns impostos que eram pagos por eles:
•Capitação: imposto pago por cada membro da família;
•Dízimo: 10% da produção devia ser paga à igreja;
•Talha: uma parte da produção deveria ser paga ao senhor feudal;
•Banalidade: pagamento que possibilitava a utilização de bens do feudo, a exemplo de moinhos, fornos, estradas, etc.
Havia um grupo de trabalhadores chamados de ministeriais. Ao contrário dos servos, eles podiam conquistar uma ascensão dentro da nobreza. Quando os vassalos recebiam algum benefício oriundo dos suseranos, ele devia comprometer-se a servir esse senhor, inclusive, participar do seu exército caso fosse necessário.
As terras no período do feudalismo podiam ser adquiridas de três formas: pela concessão do rei ou de um grande senhor feudal, através de guerras, ou do casamento. A cedência por um senhor feudal acontecia quando ele queria compensar os serviços de um nobre ou cavaleiro destacado, a fim de conseguir os servos dessa família.
Quando não acontecia de forma pacífica, era comum que ocorresse por meio de guerras. Na maioria das vezes elas aconteciam quando um alguns proprietários donos de terras desejavam aumentar os seus territórios.
Outra maneira que influenciava esses confrontos era o rompimento da relação existente entre servos e senhores feudais. E por último, o casamento, quando para manter o domínio da terra nas mãos da mesma família, os reis casavam seus filhos.
A economia no feudalismo era destinada ao consumo local, portanto, as atividades comercias eram praticamente inexistentes, sendo a agricultura a principal atividade de subsistência econômica. A quantidade de produtos era o suficiente e quando sobrava ia para as mãos dos senhores feudais. Não havia a troca de moedas. Quando era necessário a obtenção de produtos que precisavam, mas não produziam, os trabalhadores realizam a troca de produtos (escambo).
A política do feudalismo estava todo concentrado nas mãos dos senhores feudais, uma vez que eles eram responsáveis formação de exércitos particulares, a construção dos castelos fortificados, a divisão dos trabalhadores agrícolas, além de terem privilégios como a isenção fiscal e jurídica.
Devido as grandes mudanças que ocorreram na estrutura da sociedade, como o retorno das atividades comerciais e o crescimento populacional, o feudalismo sentiu os impactos e começou a se romper de forma gradual.
As relações de produção tiveram a influência do livre trabalho assalariado. Com isso, a opressão dos senhores feudais sobre os servos aumentou, na tentativa de manter uma relação comercial conforme a sociedade vinha exigindo.
A situação foi motivo de revolta para muitos servos, que já estavam insatisfeitos com a maneira como eles trabalhavam. Isso resultou na fuga de muito deles, como também na mudança de comportamento de alguns senhores, que para conter a situação, resolveram vender a liberdade de alguns trabalhadores.
O início de uma nova classe de camponeses, fez com que muitos senhores passassem a contratar trabalhadores assalariados. Isso deu início ao surgimento de um futuro regime, o capitalismo.