Explique como era a escravidão na África.
Soluções para a tarefa
A escravidão na África era semelhante ao modelo da escravidão nas sociedades antigas, onde a escravidão era justificada não a partir de elementos étnicos, mas sim pela conquista militar de um povo sobre outro.
Diferente da escravidão nas Américas, os escravizados africanos não eram vistos como por natureza "inferiores" aos seus captores, de modo que não eram vítimas dos mesmos castigos físicos brutais que ocorriam aqui. Além disto, na África havia o uso de escravizados também em funções especializadas, de modo que era possível, para estes escravizados, levantar recursos que permitissem que comprasse a sua própria liberdade, por meio da alforria.
A escravidão na África se inicia com as invasões islâmicas, por volta do ano de 100, sendo os derrotados da guerra utilizados para trabalhos braçais não remunerados.
Com o tempo, e com o alastramento de inúmeros conflitos, ocorre um 'excedente' de pessoas, o que permitia o comércio para diversas tribos. Logo as pessoas começariam a ser escravizadas também por dívidas e por diferenças étnicas.
O período colonial apenas intensificou a prática, já que os europeus buscavam enriquecimento por meio das terras colonizadas e para isso, trabalhadores escravizados se tornavam uma opção viável. Os africanos escravizados eram vendidos de forma barata, porém, seu trabalho executado era valioso para os seus compradores.
Fique por dentro do assunto:
https://brainly.com.br/tarefa/22900050
Bons estudos!