Saúde, perguntado por ÁlvaroCaracol, 1 ano atrás

explique como é o processo digestivo,desde a ingestão dos alimentos até a absorçâo dos nutrientes no intestino delgado

Soluções para a tarefa

Respondido por milenapaivas
122
Na boca se inicia o processo de digestão, uma vez que há enzimas presentes na saliva (amilase salivar) que são responsáveis por quebrar as moléculas grandes de amido. Logo depois, o bolo alimentar desce pelo esôfago até chegar ao estômago onde, o suco gastrico (ácido clorídrico) irá degradar ainda mais as macromoléculas. Depois, o quimo - produto do processo no estomago- passará para o duodeno.
No duodeno atua também o suco pancreático, produzido pelo pâncreas, que contêm diversas enzimas digestivas.
Essa secreção digestiva é responsável pela
hidrólise da maioria das moléculas de
alimento , como carboidratos , proteínas ,
gorduras e ácidos nucleicos.)
A amilase pancreática fragmenta o amido em moléculas de maltose; a lipase pancreática hidrolisa as moléculas de um tipo de gordura – os triacilgliceróis, originando glicerol e álcool ; as nucleases atuam sobre os ácidos nucléicos, separando seus nucleotídeos . Depois que as macromoléculas foram reduzidas a monossacarídeos (Carboidrato para glicose por exemplo), estes monossacarídeos e demais produtos dessa degradação são absorvidos pela via porta localizada no duodeno, caindo na circulação a seguir.
Respondido por mariajulia9126
12

Resposta:

                       olá, boa tarde!

1) As enzimas digestivas:

Existem muitas enzimas diferentes que agem sobre os macronutrientes em diferentes estados/estágios da sua decomposição/digestão. A massiva maioria da digestão enzimática ocorre no meio do trato intestinal (no duodeno, mais especificamente), mas ela ocorre praticamente em todo o trato digestório.

2) Boca:

Desde a entrada na boca, a digestão já começa a ocorrer com a amilase salivar, que digere parcialmente o amido do alimento (lipídeos e proteínas não sofrem alteração por esta enzima). Ela quebra as ligações α (alfa) entre as glicoses que formam o amido (polissacarídeo) e o transforma parte dele em maltose  (um dissacarídeo).

3) Estômago:

Nele, com pH extremamente ácido (≅ 2,0), a amilase salivar para de surtir efeito. Este pH é ideal para a enzima pepsina, produzida por células do próprio estômago, que digerem proteínas maiores em proteínas menores. No estômago, lipídeos e carboidratos não sofrem alteração significativa.

4) Duodeno:

É onde desemboca o suco pancreático com enzimas para todos os macronutrientes. O pH ali é muito alto (≅ 8,0), então a pepsina para de agira e outras enzimas agem:

Tripsina: quebra proteínas menores em aminácidos (que são os monômeros que formam as proteínas)

Amilase pancreática: quebra o amido em maltose

Maltase: transforma o dissacarídeo maltose em glicose + glicose

Lipases: digerem os triglicerídios em ácidos graxos + glicerol

Outras enzimas como lactase

5) Jejuno e íleo:

A digestão continua junto com a absorção dos pequenos monômeros que vão se desfazendo das cadeias maiores (glicose, aminoácidos e ácidos graxos)

A parede do intestino tem microvilosidades (como mostra a imagem de duas células do epitélio do intestino) que aumentam a superfície de contato do bolo alimentar para aumentar a absorção dos nutrientes.

                                  bons estudos!

               

Explicação:

Perguntas interessantes