Explique como Durkeim diferencia "educaçao" e "pedagogia"
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• A educação é a ação exercida, junto às crianças, pelos pais e mestres. Não há nenhum momento em que as novas gerações não estejam em contato com seus maiores, e que não recebam delas influenciaseducativas. Essa influencia não existe somente nos curtos momentos, mas também há uma educação não intencional, pelo nosso exemplo, pelas palavras que pronunciamos, pelos atos que praticamos.
• Apedagogia não consiste em ações, mas em teorias, como maneira de conceber a educação, e não de pratica-las. Consiste na reflexão a respeito das coisas da educação.
Há povos que não tiveram pedagogiapropriamente dita, ela só aparece em época avançada da história.
• A educação pode tornar-se objeto de estudo de uma disciplina?
Para que um conjunto de estudos possa ser chamado de ciência, seránecessário que apresentem as seguintes características:
1. Os estudos devem recair sobre fatos que conheçamos, que se realizem e sejam passíveis de observação. (Uma ciência se define por seu objeto,supõe-se, por consequência, que esse objeto exista, que possa ser claramente definido; que se possa determinar o lugar que ele ocupa.)
2. É preciso que esses fatos sejam da mesma natureza para que possamser classificados numa mesma categoria. (Se uns forem diferentes dos outros, haverá, não uma ciência, mas tantas ciências quantas forem as espécies distintas de fatos, ou coisas a estudar).
3. Aciência estuda os fatos para conhecê-los, e tão-somente para conhecê-los, de modo absolutamente desinteressado. (O sábio diz o que é; verifica o que são as coisas, e fica nessa verificação. Não se preocupaem saber se as verdades que descubra são agradáveis ou não. Seu papel é exprimir a realidade, não julgá-la.)
Então, não há razão para que a educação não se torne objeto de pesquisa que satisfaça atodas as essas condições e que, em consequência, apresente todas as características duma ciência.
• Apedagogia não consiste em ações, mas em teorias, como maneira de conceber a educação, e não de pratica-las. Consiste na reflexão a respeito das coisas da educação.
Há povos que não tiveram pedagogiapropriamente dita, ela só aparece em época avançada da história.
• A educação pode tornar-se objeto de estudo de uma disciplina?
Para que um conjunto de estudos possa ser chamado de ciência, seránecessário que apresentem as seguintes características:
1. Os estudos devem recair sobre fatos que conheçamos, que se realizem e sejam passíveis de observação. (Uma ciência se define por seu objeto,supõe-se, por consequência, que esse objeto exista, que possa ser claramente definido; que se possa determinar o lugar que ele ocupa.)
2. É preciso que esses fatos sejam da mesma natureza para que possamser classificados numa mesma categoria. (Se uns forem diferentes dos outros, haverá, não uma ciência, mas tantas ciências quantas forem as espécies distintas de fatos, ou coisas a estudar).
3. Aciência estuda os fatos para conhecê-los, e tão-somente para conhecê-los, de modo absolutamente desinteressado. (O sábio diz o que é; verifica o que são as coisas, e fica nessa verificação. Não se preocupaem saber se as verdades que descubra são agradáveis ou não. Seu papel é exprimir a realidade, não julgá-la.)
Então, não há razão para que a educação não se torne objeto de pesquisa que satisfaça atodas as essas condições e que, em consequência, apresente todas as características duma ciência.
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