Explique como deveriam atuar as companhias Gerais de comércio no estado do grão-pará e Maranhão e a de Pernambuco e Paraíba
Soluções para a tarefa
Resposta:
a primeira a ser criada foi a Companhia Geral do Comércio do Brasil (1649) e seu objetivo era referente às primeiras necessidades dos colonizadores no País. Fornecia escravos e garantia a locomoção do açúcar no território europeu, mantinha o auxílio à resistência de Pernambuco contra aos invasores da Holanda e apoiava a recuperação da agricultura de cana-de-açúcar na região nordeste após os tumultos com os holandeses.
Explicação:
espero ter ajudado
As Companhias Gerais de Comércio do Grão-Pará e Maranhão e de Pernambuco e Paraíba eram empresas de privilégio monopolista, visando controlar e estimular a atividade comercial dos estados e fortalecer as práticas mercantilistas do reino.
Companhias Gerais de Comércio
A primeira a ser criada foi a Companhia Geral do Comércio do Brasil (1649), cujo objetivo remete às primeiras necessidades dos colonos do país.
A Companhia Geral de Comércio do Grão-Pará e Maranhão (1755), tinha o objetivo de monopolizar a venda de escravos africanos em larga escala nestas províncias, desenvolvendo a agricultura e facilitando o comércio, por meio de diversos privilégios.
A Companhia de Comércio de Pernambuco e Paraíba (1759) é uma empresa monopolista responsável por todo o comércio transatlântico entre as províncias de Pernambuco e as regiões vizinhas da Paraíba, do Rio Grande do Norte, do Ceará e partes de Alagoas. Nestas áreas adquiriam insumos agrícolas para exportação, financiamento em dinheiro, além do fornecimento de escravos de Angola.
Para mais informações sobre mercantilismo, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/51920674
#SPJ2