explique como Calvino acreditava e defendia sua fé religiosa
Soluções para a tarefa
Resposta:
O calvinismo é uma doutrina religiosa, também chamada de fé reformada. O ponto central do pensamento religioso de João Calvino é a predestinação. O calvinista acredita que, desde a criação do mundo, Deus estabeleceu quais indivíduos seriam salvos e quais seriam condenados.
Explicação:
ESPERO TER AJUDADO
Resposta: O Luteranismo só crescia na Alemanha, mas na França, que era fortemente católica, as ideias reformistas foram consideradas hereges e os católicos entraram em choque. É aí que entra João Calvino, um francês que estudou Teologia, Direito e Humanidades, e que teve acesso às obras de Lutero, Santo Agostinho e livres estudos da Bíblia. Após ter suas ideias consideradas de extrema heresia, Calvino foi para a Suíça, onde iniciou o movimento que receberia seu sobrenome.
Ele acreditava e defendia que a fé era uma dádiva divina, a qual apenas os “eleitos divinos” poderiam usufruir – estes eram escolhidos porque manifestavam multiplicarem os bens materiais recebidos, por meio do acúmulo de capitais e severidade. Suas ideias possuíam um tom capitalista que acabou ajudando Calvino dando-lhe uma aliança com os burgueses, o que facilitou a propagação do Calvinismo por outros países da Europa. Esse desdobramento da reforma luterana marcou a segunda fase da Reforma Protestante.