Ed. Moral, perguntado por muriloteens, 9 meses atrás

Explique como as ligações químicas ocorrem?

Soluções para a tarefa

Respondido por gloriaantunes
2
As ligações químicas podem ocorrer através da doação e recepção de elétrons entre os átomos, que se transformam em íons que se mantêm unidos via a denominada ligação iônica. Como exemplo tem-se o cloreto de sódio (NaCl). Compostos iônicos conduzem eletricidade no estado líquido ou dissolvidos, mas não quando sólidos.
Respondido por NaoMuitoInteligente
4

Vamos supor que você tenha dois elementos, o magnésio (Mg) e o oxigênio (O)

Para juntar esses dois elementos, que são de diferentes tipos ( o magnésio é um metal ) e o oxigênio é um ametal, você vai precisar fazer um tipo de ligação química especial, chamada ligação Iônica, ou seja, entre íons

Um íon é um átomo com excesso ou falta de elétron, por exemplo, na hora de fazer a distribuição eletrônica do magnésio, você vai perceber que na última camada dele ( CAMADA DE VALÊNCIA, que onde realmente ocorre as reações químicas ), bastaria o magnésio perder esses 2 elétrons para que adquirisse o OCTETO, ou seja, tivesse 8 elétrons na sua camada.

Vamos fazer a distribuição eletrônica do magnésio para você realmente entender como funciona isso ( Distribuição de Linus Pauling, você deve saber )

Magnésio tem numero atômico de 12 ( prótons , e como num átomo neutro o número de prótons é igual ao de elétrons, logo também teremos 12 elétrons para fazer a distribuição eletrônica.

Outra coisa, você faz a distribuição eletrônica dos Elétrons ( como o próprio nome já diz ), não de prótons ou neutrôns, já que eles são bem mais pesados.

K: 1s2

L: 2s2 2p6

M: 3s2

Observando a última camada M, vamos ter que essa camada tem 2 elétrons. O objetivo de vida desse átomo é ter 8 elétrons. O que é mais fácil pra esse elétron : Perder esses 2 elétrons ou ganhar mais 5 elétrons? ( lembrando que ele quer ter 8 elétrons )

Óbvio que é mais fácil perder, ceder esses 2 elétrons, ou seja, quando ele faz isso, o átomo não é mais neutro, e sim passa a ser positivo, já que agora ele tem mais prótons que elétrons. Com isso, representamos esse Mg com o símbolo +, representando que esse Mg precisa perder 2 elétrons para ficar perfeito, com o octeto completo, ou +2

O mesmo se aplica ao outro elemento, o oxigênio, com número atômico 8

Faz a distribuição eletrônica dele ( 1s2 2s2 2p6 ) também e percebe que no fim, o oxigênio só precisa de 2 elétrons para ficar com o octeto dele completo. E de onde ele vai tirar esses 2 elétrons? Sim, ele vai tirar do magnésio, que tá querendo doar esse elétrons pra ele. O oxigênio, como vai receber mais elétrons, mais cargas negativas, vai ficar com o sinal -, e como ele vai querer 2 elétrons, logo vamos representar por -2

Agora juntando esses dois :

Mg⁺²  O⁻²

Você faz a regra da cruz, ou seja, joga esses índices ( as cargas ) no pézinho de cada elemento

Mg₂O₂

E na química, quando você tem 2 elementos com índice igual, é como se ficasse algo "redundante", e por isso, você cancela esses índices ( no caso o 2 ) e deixa apenas os átomos

MgO

Esse composto iônico ( é como os produtos das ligações iônicas são chamados ) é chamado de Óxido de Magnésio ( nomenclatura é outro assunto, mais gigante que esse :p )

Espero que tenha entendido, e qualquer dúvida pode perguntar!


muriloteens: Essa deve ser a melhor resposta que eu ja recebi, obg S2
muriloteens: Mas e sobre os ligações covalentes?
NaoMuitoInteligente: Então, ligações covalentes é outro tipo de ligação, o princípio é o mesmo da ligação iônica, não precisa desesperar, o que muda na verdade é o tipo de elemento que vai ser ligado, no caso, o grupo dos AMETAIS - AMETAIS, e onde, por natureza própria desses tipos de átomos, vai ter o compartilhamento dos elétrons dele, ou seja, uma ligação mais fraca que a iônica, e que claro, NÃO vai formar íons!
Perguntas interessantes