Explique como alguém poderia ser um gestor e não um líder, um líder e não ser gestor ou ainda um líder sendo gestor.
Soluções para a tarefa
Oi, amigo(a)!
Para ser um líder, é preciso possuir as seguintes habilidades humanas: saber falar em público; ser capaz de resolver conflitos; ser persuasivo (ter poder de convencimento) e saber motivar (passar confiança) pessoas.
Por outro lado, os requisitos mais comuns para aqueles que desejam se tornar gestores são: ser focado na resolução dos problemas, ter os colaboradores à disposição para alcançar às metas propostas e passar ordens diretas (sem a participação dos colaboradores).
Em uma outra perspectiva, podemos encontrar o líder que acaba tendo um pouco do perfil de um gestor. Normalmente, o líder com este perfil é autoritário em suas decisões e não permite que os colaboradores participem da tomada de decisão.
Cuide-se bem!
Resposta:
Explicação passo-a-passo:
Para responder essa questão, primeiro é preciso saber a diferença entre um Líder e um Gestor.
Um líder é capaz de influenciar e motivar um grupo para alcançar um objetivo, constrói relações, dá e procura informações e toma decisões. Liderança tem a ver com fazer com que as pessoas entendam e acreditem na sua visão e fazer com que trabalhem com você para alcançar seus objetivos.
Um gestor administra as pessoas e os processos, busca melhorias contínuas para a empresa, propõe inovações, fazer uma boa administração dos recursos da organização, bem como busca desenvolver estratégias efetivas que ajudem a potencializar e impulsionar continuamente o sucesso do negócio. Gestão também é o uso de autoridade inerente da hierarquia formal para obter o cumprimento dos membros organizacionais.
A gestão é uma função, enquanto a liderança é um relacionamento.
A gestão tem um papel muito importante para toda empresa e se fortalece ainda mais quando além de todas essas competências, também possui a capacidade de liderar sua equipe de forma bem-sucedida. A grande questão é que nem sempre existe essa combinação. Muitas vezes, um profissional é muito bom em sua área de atuação, domina todos os conhecimentos técnicos e tem experiências de mercado e, por isso é promovido a gestor do seu departamento, mas não possui habilidade para liderar e lidar com pessoas, acabando minando seu resultado.
Assim como também existem lideres, que não tem a mesma capacidade organizacional e não conseguem gerir os negócios.
"Gestão é a eficiência em subir a escada do sucesso; liderança determina se a escada está apoiada sobre a parede certa". - Stephen R Covey