Pedagogia, perguntado por JhenyferDias, 11 meses atrás

Explique como a psicologia se originou enquanto ciência;
E indique três de suas principais linhas teóricas e o que cada uma delas estuda.

Soluções para a tarefa

Respondido por jessicasilva95
4

A psicologia pode  ser definida como ciência que estuda o processo  mental humano e o comportamento observável. A sua origem remete ao séc. V.a.C., altura em que Platão e Aristóteles se viam as voltas, com muitos  dos problemas que ocupava hoje a psicologia. O estabelecimento formal desta ciência deu-se no século XIX com Wundt que a psicologia se afirmou como ciência, A participação decisiva de  Wihelm Maximilion Wundt  ao desenvolver a noção do paralelismo psicofísico, criar o método do introspeccionismo e, na Alemanha, na Universidade de Leipzig, o primeiro laboratório de psicologia em 1879, o que lhe fez merecer o título de Pai da Psicologia CientíficA

Essa Psicologia científica, que se constituiu de três escolas — Associacionismo, Estruturalismo e Funcionalismo —, foi substituída, no século 20, por novas teorias.

As três mais importantes tendências teóricas da Psicologia neste século são consideradas por inúmeros autores como sendo de:

• O Behaviorismo, que nasce com Watson e tem um desenvolvimento grande nos Estados Unidos, em função de suas aplicações práticas, tornou-se importante por ter definido o fato psicológico, de modo concreto, a partir da noção de comportamento (behavior).

• A Gestalt, que tem seu berço na Europa, surge como uma negação da fragmentação das ações e processos humanos, realizada pelas tendências da Psicologia científica do século 19, postulando a necessidade de se compreender o homem como uma totalidade. A Gestalt é a tendência teórica mais ligada à Filosofia.

 

• A Psicanálise, que nasce com Freud, na Áustria, a partir da prática médica, recupera para a Psicologia a importância da afetividade e postula o inconsciente como objeto de estudo, quebrando a tradição da Psicologia como ciência da consciência e da razão

Perguntas interessantes