explique como a panela de presao cozinha os alimentos mais rapido
Soluções para a tarefa
Em condições normais e em uma panela comum, o ponto de ebulição da água, ou seja, a temperatura em que ela ferve é de 100° graus, ou um pouco menos dependendo do local. A partir do momento em que o alimento está sendo cozido e a água já está fervendo, aumentar o fogo para agilizar o processo é uma tentativa inútil, uma vez que não será possível ultrapassar a barreira dos 100° graus, tornando impossível acelerar o cozimento.
A principal função da panela de pressão é exatamente cozinhar mais rápido o alimento, algo que a panela comum não faz. Como já sabemos, a panela de pressão fica totalmente vedada enquanto trabalha, impossibilitando que o vapor d’agua saia, aumentando assim a pressão interna. A partir do momento que a pressão interna aumenta, o ponto de ebulição da agua aumenta, ou seja, a sua temperatura não mais se limita a 100° graus, chegando a cerca de 120° graus. Com o aumento da temperatura da água, o alimento cozinhará mais rápido.
Ao cozinhar um alimento a 120° graus, as reações químicas ocorrerão cerca de três vezes mais rápidas do que em uma panela comum. Essa é o motivo pelo qual a panela de pressão acelera o cozimento, e é muito usada para cozinhar carnes mais duras, tubérculos, grãos e etc.