Explique como a igreja católica ajudou a consolidar o fascismo na Itália e como essa ideologia criou o Vaticano.
me ajuda gente pliiis
Soluções para a tarefa
Resposta:
Na década de 1920, as relações entre o Reino da Itália e a Santa Sé ainda eram ruins. O desentendimento entre os dois lados desgastava os governos italianos, criando muitos problemas para a Itália, até mesmo em questões relacionadas à diplomacia internacional.
Por conta disso, Benito Mussolini – líder do fascismo e primeiro-ministro da Itália desde 1922 – sabia a importância de reatar as relações com a Igreja Católica. Além disso, um acordo com a Santa Sé também seria interessante porque traria renome e prestígio para seu governo. Sendo assim, o líder italiano procurou melhorar as relações com a Igreja Católica.
A Santa Sé nomeou Francesco Pacelli como seu representante nas negociações, enquanto que Mussolini nomeou Domenico Barone para representar o governo italiano. Francesco Pacelli era membro de uma família italiana que servia aos papas há décadas, e Domenico Barone era o advogado do governo.
As negociações estenderam-se por mais de dois anos e, durante alguns momentos, pareceram que estavam fadadas ao fracasso. Apesar dos altos e baixos, o Tratado de Latrão foi assinado em 11 de fevereiro de 1929, na Sala dos Papas, localizada no Palácio de Latrão. Na ocasião, Benito Mussolini e Pietro Gasparri, secretário da Santa Sé, assinaram o documento ratificando o acordo entre as partes.
O Tratado de Latrão era um documento composto por três partes, cada uma delas abordando um assunto específico.
Primeira parte: garantia a criação e a soberania do Estado da Cidade do Vaticano, estabelecendo seus limites territoriais. Além disso, impedia a Itália de interferir nos assuntos internos do Vaticano.
Segunda parte: determinava questões referentes às relações entre Itália e o Vaticano, determinava o ensino do catolicismo como matéria obrigatória nas escolas secundárias e garantia a ação de grupos católicos no território italiano.
Terceira parte: estipulava um acordo financeiro em que o governo italiano deveria indenizar a Santa Sé por todos os territórios cedidos pelos Estados Papais. O valor estipulado, de acordo com atualização de 2013, foi de um bilhão de dólares1.
A assinatura do Tratado de Latrão foi comemorada em toda a Itália, por membros da Igreja Católica, do Partido Fascista e por cidadãos comuns. O acordo colocou fim a um desentendimento de décadas e garantiu um incremento considerável da reputação de Benito Mussolini e do regime fascista da Itália.
Com o Tratado de Latrão, a Igreja Católica aproximou-se oficialmente do fascismo, uma vez que o próprio papa passou a afirmar que Mussolini era um homem “enviado pela Providência”. Como parte da repercussão, os jornais italianos esgotaram vendas de edições que traziam informações sobre o acordo, e missas especiais foram realizadas na Itália. Entre as pessoas comuns, o grande apelo do tratado foi possibilitar ao cidadão a autoafirmação como italiano e católico.
tentei resumir o máximo possível pra você, mas se quiser pode pegar só as partes que acha importante, bons estudos :)