Biologia, perguntado por robin6, 1 ano atrás

Explique como a gravidez afeta o sistema urinário de uma mulher, considerando que os rins do feto ainda não estão completamente funcionais e que a quantidade de líquidos do corpo da mulher é maior.


robin6: por favor alguém poderia responder essa pergunta para mim.
robin6: eu estou precisando o mais rápido possível

Soluções para a tarefa

Respondido por thaliamello23
2
A grávida apresenta maior perda de nutrientes na urina. Se a gestante perder muita proteína através da urina deve-se ficar atendo a alguma patologia.

Os níveis de renina e angiotensina I e II aumentam. Isso não necessariamente implica em vasoconstrição e aumento da pressão arterial. As grávidas normais são resistentes aos efeitos de compressão da angiotensina elevada, diferente das mulheres que sofrem de pré-eclâmpsia.

A angiotensina II é um estímulo para o organismo secretar aldosterona, que juntamente com a vasopressina promovem a retenção de sal e água na gravidez.

A aldosterona também quer que o organismo excrete potássio, mas a progesterona não permite que isso aconteça.

O cálcio também pode ser excretado em maior quantidade durante a gestação, mas seus níveis normais são mantidos devido a um aumento da reabsorção intestinal.

Elevação na concentração de íons potássio e redução de sódio no plasma sanguíneo – rins - renina (enzima)- angiotensinogênio (inativo) à angitensina (ativa) - córtex da supra-renal - aumenta taxa de secreção da aldosterona – sangue - rins (túbulos distal e coletor) - aumento da excreção de potássio/reabsorção de sódio e água.



Perguntas interessantes