explique como a geografia contribruiu durante o império Romano
Soluções para a tarefa
Resposta:
História da Geografia
Por Emerson Santiago
Categorias: Geografia
Faça os exercícios!
Compartilhe:
A Geografia é uma das mais antigas ciências desenvolvidas pela civilização ocidental, tendo seus conceitos básicos delineados na Grécia Antiga, onde esta se desenvolveu como ciência e método de pensamento filosófico. No início era conhecida como História Natural ou Filosofia Natural. Como maiores contribuintes deste início do desenvolvimento desta disciplina podemos citar Tales de Mileto, Heródoto, Eratóstenes, Hiparco, Aristóteles, Estrabão e Ptolomeu. Com a expansão grega promovida por Alexandre da Macedônia (Alexandre, o Grande), o interesse pelo estudo das novas terras colonizadas aumenta consideravelmente, em especial pelos fatores práticos que o conhecimento da matéria proporcionava, como incremento das técnicas de navegação, que contribuiriam para uma atividade comercial mais intensa, e bem como os melhoramentos que a geografia adicionava à agricultura, indicando épocas, climas e solos ideais a um melhor cultivo.
No período de auge do Império Romano, a geografia irá contribuir com mais uma gama de conhecimentos, como por exemplo o chamado "périplo", ou seja, a descrição dos portos, rotas e escalas que os navegantes da época dispunham para realizar o comércio, tão necessário ao funcionamento do Império, e também, por outro lado, garantindo sua eficaz proteção militar. Dois exemplos de obras dedicadas a este segmento da matéria geográfica que sobreviveram aos dias atuais são o "Périplo do cartaginês Hanão, o navegador", e outra de autor não identificado, e mais amplamente difundida, o "Périplo do Mar Eritreu" (Mar Eritreu é o antigo nome que os gregos utilizavam para se referir ao Mar Vermelho).
Resposta:
A geografia teve um papel importante durante o Império Romano, pois foi fundamental para o crescimento e expansão do império. A geografia permitiu que os romanos conhecessem as características dos territórios que conquistavam, bem como as rotas de comércio e de transporte mais adequadas para a circulação de mercadorias e tropas.
Além disso, a geografia também foi importante para a administração do império, pois permitiu que os romanos organizassem e dividissem seus territórios de acordo com as suas características geográficas e econômicas. A geografia também foi usada para planejar as cidades e as infraestruturas, como as estradas, pontes e aquedutos, que foram fundamentais para a integração e unificação do império.
Em resumo, a geografia foi fundamental para o crescimento e expansão do Império Romano, pois permitiu que os romanos conhecessem e administrassem os territórios conquistados, bem como planejassem as cidades e as infraestruturas que permitiram a integração e unificação do império.