explique como a filosofia superou a mitologia na antiguidade?
Soluções para a tarefa
A filosofia surgiu na Grécia, local que possui uma das mitologias mais famosas do mundo. A mitologia era encarada pelo povo como uma verdade absoluta que não poderia ser contestada, pois não se podia negar aos deuses, isso era errado e castigado. A filosofia veio para abrir a mente das pessoas, pensar sobre o conceito de verdade, negando a necessidade de uma mitologia para justificar tudo aquilo que não se sabia, instigando ao pensamento para encontrar a resolução de problemas.
Espero ter te ajudado :))
Resposta:
Foi somente a partir de determinadas condições (navegações, uso e invenção do calendário e da moeda, a criação da democracia que preconizava o uso da palavra, bem como a publicidade das leis etc.) que o modelo mítico foi sendo questionado e substituído por uma forma de pensar que exigia outros critérios para a confecção de argumentos. Surge a Filosofia como busca de um conhecimento racional, sistemático e com validade universal.
De Aristóteles a Descartes, a Filosofia ganhou uma conotação de ciência, de conhecimento seguro, infalível e essa noção perdurou até o século XIX, quando as bases do que chamamos Razão sofreu duras críticas com o desenvolvimento da técnica e do sistema capitalista de produção. A crença no domínio da natureza, da exploração do trabalho, bem como a descoberta do inconsciente como o grande motivador das ações humanas, evidenciaram o declínio de uma sociedade armamentista, excludente e sugadora desenfreada dos recursos naturais. A tendência racionalista fica, então, abalada e uma nova abordagem do mundo faz-se necessária.