explique como a enzima ATP sintase cessa a produção de ATP na cadeia respiratória.
Soluções para a tarefa
Principal forma de energia química.
A respiração celular é um meio altamente eficiente de quebrar moléculas orgânicas e transferir a energia de suas ligações para moléculas mais simples que podem ser rapidamente utilizadas pela células – os ATPs. A 1ª fase é a Glicólise. Depois vem O Ciclo de Krebs, e a 3ª fase é a Cadeia Respiratória.
O ultimo aceptor de hidrogênios na cadeia respiratória é a formação de moléculas de ATP processo chamado de fosforilação oxidativa. Cada molécula de NADH2 que inicia a cadeia respiratória leva à formação de três moléculas de ATP a partir de três moléculas de ADP e três grupos fosfatos.
Então, só na cadeia respiratória, temos a formação de 34 ATPs. Se juntarmos estes a 34 ATPs, mais os 2 produzidos na glicólise e os 2 produzidos no Ciclo de Krebs teremos um saldo de 38 ATPs produzidos em toda a respiração celular a partir de uma molécula de glicose. Atenção! Em algumas células, a entrada do piruvato na mitocôndria gasta 2 ATPs, por isso, o saldo da respiração celular nestas células será de 36 ATPs.
Resposta:atp adenosina trifosfato
Explicação: