explique como a chuva ácida se forma e como ela interfere nas cadeias alimentares aquáticas
Soluções para a tarefa
Resposta:
A chuva, normalmente, possui um certo grau de acidez devido à presença de óxidos no ar. A acidez pode ser medida por meio de uma escala numérica conhecida como pH. Nessa escala, uma solução com pH 7 é considerada neutra. O pH considerado normal para uma chuva é em torno de 5,6. Sendo assim, quanto menor o pH mais ácida é a solução. Para ser considerada ácida, a chuva deve possuir pH abaixo de 5,5.
Explicação:
ESPERO TER AJUDADO!!
A chuva ácida se forma quando a água contida no ar, quando a unidade, entra em contacto e se mistura com óxidos de nitrogênio, dióxido de enxofre e trióxido de enxofre. Ou seja, esses gases se unem à água produzindo ácido sulfúrico, ácido sulfuroso e ácido nítrico, tornando a chuva mais ácida do que já é e, quando cai, prejudica o ambiente.
Como interfere nas cadeias alimentares aquáticas.
A chuva ácida interfere afetando a vida aquática, pois as cadeias alimentares são prejudicadas, como os peixes, isso porque devido à chuva ácida os peixes possuem maior concentração de metais na sua carne, também porque existem peixes que não suportam o baixo nível de PH, interferindo no seu processo de reprodução e causando deformações no esqueleto.
Isso também deteriora o plâncton, as algas e as plantas aquáticas, causando desequilíbrios ecológicos.
A chuva ácida também afeta a vegetação porque a acidez penetra no solo e filtra os nutrientes da planta, provocando a redução da clorofila, em que pode causar dificuldades para a planta realizar a fotossíntese.
Saiba mais sobre chuva ácida em: https://brainly.com.br/tarefa/47769301
#SPJ2