Explique como a capoeira serviu como resistência a escravidão.
Soluções para a tarefa
A capoeira iniciou como uma luta para expressar resistência dentro das senzalas.
Os escravos criaram a capoeira como uma forma de se proteger da violência e punição dos colonizadores brasileiros. Eles eram frequentemente alvos de agressões e atrocidades dos senhores de engenho.
Os africanos, quando conseguiam fugir das fazendas, eram perseguidos pelos capitães-do-mato (um tipo de serviçal feitoria, designado pela captura de escravos fugitivos) que tinham uma maneira de caça muito cruel.
Os ricos senhores de engenho impediam de forma rigorosa que os escravos executassem qualquer tipo de luta. Por conta disso, os africanos utilizavam do ritmo e dos movimentos de danças africanas de forma que se adequasse a um tipo de luta. Dessa forma começou a surgir a capoeira, uma combinação de arte marcial e luta camuflada de dança. A modalidade foi um importante recurso da resistência cultural, sobretudo corporal dos escravos brasileiros.
Resposta:
capoeira é uma arte marcial do século XVI, do período colonial, e foi trazida para o Brasil pelos negros que vinham como escravos para trabalhar nos engenhos de cana-de-açúcar.
Era uma forma de resistência dentro das senzalas, pois servia como forma de proteção contra a violência dos colonizadores. A prática de qualquer tipo de luta foi proibida pela coroa portuguesa, porém foi introduzido o elemento musical na capoeira, como forma de disfarçar e poder manter a prática.
Até 1930 a capoeira era proibida no Brasil.
Explicação: