Explique, com suas palavras, a diferença entre testes relativos à média e testes relativos às proporções. E, sobre os testes relativos à média, explique qual(is) a(s) principal(is) diferença(s) ao se trabalhar com pequenas ou com grandes amostras. A resposta será avaliada conforme o seguinte critério: não serão aceitas cópias dos conceitos constantes nos livros indicados. É importante explicá-la de forma clara.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Não, pois os habitantes não vivem além dos 60 anos, em proporção de 0,60.
Explicação passo-a-passo:
O resultado (-4,52 vide cálculo anexo) não está dentro da faixa de aceitação, ou seja, NÃO se pode concordar que, à proporção de 0,60, os habitantes vivam além de 60 anos. Nesta proporção eles vivem menos.
Resposta: A diferença entre testes relativos à média de testes relativos às proporções é que, nos primeiros, se busca testar especificamente a média, enquanto nos testes de proporções, busca-se identificar qual o percentual (ou proporção) de elementos de uma população atende a uma determinada premissa, ou seja, quais possuem uma determinada característica.
Sobre os testes relativos à média, a(s) principal(is) diferença(s), ao se trabalhar com pequenas ou com grandes amostras é (são) que, nas grandes amostras, considera-se a distribuição normal (e utiliza-se sua respectiva tabela) e, nas pequenas amostras, se utiliza outra distribuição que não a normal. A distribuição mais utilizada é a Student, pela facilidade de se encontrar sua tabela, mas isso não é obrigatório e o estudo de alguns eventos utiliza outras distribuições.