História, perguntado por Usuário anônimo, 10 meses atrás

explique com clareza sobre as causas dos acontecimentos internos na América Latina​

Soluções para a tarefa

Respondido por vanessa87541
1

Resposta:

0 acontecimentos mais importantes da América Latina - 1. Tratado de Tordesilhas (1493-1494)

O Tratado de Tordesilhas dividiu as terras "descobertas e por descobrir" entre o Reino de Portugal e o Reino da Espanha. O tratado definia como linha de demarcação que tudo a leste de 370 léguas do arquipélago de Cabo Verde pertencia a Portugal e tudo a oeste, à Espanha. Com essa configuração, Portugal ficaria com uma porção de terras a leste da América do Sul, o que seria, mais tarde, o Brasil.

10 acontecimentos mais importantes da América Latina - 2. Conquista dos Impérios Asteca e Inca

Depois da "descoberta" do Brasil, a Espanha logo percebeu que este era um lugar vantajoso para ser explorado. Apenas duas coisas estavam em seu caminho: os Impérios Asteca (no México) e o Inca (no Peru). Impiedosos conquistadores e suas tropas europeias realizaram esse objetivo, abrindo caminho para a dominação espanhola e a escravidão e marginalização dos nativos do Novo Mundo.

10 acontecimentos mais importantes da América Latina - 3. Independências (1806-1898)

Usando a invasão napoleônica da Espanha como desculpa, a maior parte da América Espanhola declarou independência em 1810. Em meados de 1825, o México e a América Central e do Sul já estavam independentes. O Brasil se atrasou um pouco no processo e foi o único a continuar como uma monarquia entre seus vizinhos. Com a Espanha e Portugal fora de cena, as jovens nações estavam livres para encontrar seu próprio caminho, um processo que, no entanto, foi difícil e muitas vezes doloroso.

10 acontecimentos mais importantes da América Latina - 4. A Guerra Mexicano-Americana (1846-1848)

Ainda reinvidicando a perda do Texas uma década atrás, o México entrou em guerra com os Estados Unidos em 1846, após uma série de pequenas disputas na fronteira. Os americanos invadiram o México em duas frentes e conquistaram a Cidade do México em 1848. Além da guerra já ter devastado o México, os Estados Unidos ainda fizeram o país assinar o Tratado de Guadalupe Hidalgo. Neste acordo, o país latino teve que ceder os estados da Califórnia, de Utah, de Arizona, de Wyoming e partes do Colorado aos Estados Unidos. Além disso, tiveram que pagar 15 milhões de dólares pela paz e mais 3 milhões em dívidas.

10 acontecimentos mais importantes da América Latina - 5. A Guerra do Paraguai (1864-1870)

Considerada a mais devastadora disputa já realizada na América do Sul, a Guerra do Paraguai envolvia a Tríplice Aliança (Brasil, Argentina e Uruguai) e o Paraguai. O conflito iniciou-se com a invasão do Mato Grosso pelo Paraguai, após uma intervenção armada brasileira no Uruguai. Ironicamente, o país mudou de lado e apoiou a Tríplice Aliança. O Paraguai teve perdas imensas, mais de 300 mil pessoas morreram e 40% de seu território foi anexado pelo Brasil e Argentina.

10 acontecimentos mais importantes da América Latina - 6. A Guerra do Pacífico (1864-1870)

Em 1879, o Chile e a Bolívia entraram em guerra depois de décadas ensaiando uma disputa. O Peru, aliado à Bolívia, também entrou no conflito. Depois de uma série de batalhas em terra e no continente, o chilenos saíram vitoriosos. Os dois países perdedores saíram devastados: a Bolívia perdeu sua saída para o mar e o Peru perdeu a província de Arica.

10 acontecimentos mais importantes da América Latina - 7. A Construção do Canal do Panamá (1881-1893, 1904-1914)

A navegação do mundo nunca mais foi a mesma após a finalização do Canal do Panamá, uma obra ambiciosa da engenharia mundial. As consequências do canal, no entanto, não foram positivas para a Colômbia, cuja antiga província do Panamá se separou do país com o incentivo dos Estados Unidos.

10 acontecimentos mais importantes da América Latina - 8. A Revolução Mexicana (1911-1920)

Uma disputa de camponeses empobrecidos contra a classe alta mexicana, a Revolução Mexicana sacudiu o mundo e alterou para sempre a trajetória dos políticos mexicanos. A guerra extremamente sangrenta, que durou 9 anos, conseguiu colocar no poder o Partido Revolucionário, o qual surgiu da classe menos favorecida e que ficou no poder até os anos 1990.

10 acontecimentos mais importantes da América Latina - 9. A Revolução Cubana (1953-1959)

Quando Fidel Castro, seu irmão Raúl Castro e um bando de seguidores atacaram o quartel de Moncada em 1953, eles provavelmente não tinham noção de que estavam dando o primeiro passo de uma das revoluções mais significantes do mundo. Com a promessa de igualdade econômica para todos, a rebelião cresceu até 1959, quando o presidente cubano Fulgencio Batista abandonou o país e os revolucionários tomaram as ruas de Havana. Fidel Castro estabeleceu um regime comunista com relações próximas à União Soviética e o país é até hoje uma nação comunista e totalitária.

Explicação:

Espero que eu tenha-lhe ajudado

Vc pode resumir se quiser eu posso resumir pra vc viu !


vanessa87541: oi ta já vou resumir pra vc
vanessa87541: vc pode pegar escolher um número ai eu resumo pra vc ta
Perguntas interessantes