Explique cada uma das características Agrária que o autor atribui à sociedade feudal.
Soluções para a tarefa
Bom dia!
Agrária.
A economia feudal se baseava predominantemente na produção agrária. Era esse também o formato do pagamento das taxas, efetivados por trabalho em terras agriculturáveis dos nobres.
Militarista.
A agressividade dos senhores feudais a fim de manter a ordem dos espaços sob seu domínio era também uma demanda do próprio sistema, baseado na propriedade de terras. Era necessário manter um corpo armado para proteger as propriedades.
Localista.
Não havia uma preocupação com o comércio internacional, já que a agricultura se desenvolvia em todo a Europa e o comércio enfrentava uma época de declínio.
Estratificada.
A sociedade era caracterizada por uma forte hierarquia social, que mantinha os cidadãos imóveis em suas posições, restringindo a mobilidade e as possibilidades de se efetivar transformações nesse sentido. Os Senhores Feudais e o Clero dominavam o ambiente.
Clerical.
Igreja mantinha forte domínio sob a população da época, indicando também as melhores decisões a serem tomadas pelos proprietários de terras.
De que formaa Igrejaexercia o controle das ideias e dos valoresculturaisdifundidosnaquelasociedade?
A Igreja era o centro cultural e tomava pra si as rédeas do controle social, obrigando e guiando o rítimo da sociedade por meio de sua forte influência intelectual.
Como vocês veem o poder das igrejas ou das religiões nos dias atuais?
As Igrejas em nossos dias ainda mantém um certo resquício do domínio cultural, mas não podem ser comparadas ao poder exercido pela Igreja medieval, ainda mais se levarmos em considerações as mudanças advindas da Reforma Protestante.
Que outros veículos nos dias de hoje têm o poder de transmitir valores, ideias e gostos?
Outros veículos capazes de proporcionar a transmissão de valores, ideias e gostos podem ser citados: a escola, com a condução de aulas que podem ter caráter ideológico, a mídia, quando procura sensacionalizar ao transmitir uma informação e os movimentos sociais, que ditam regras e comportamentos, por exemplo, para um grupo social como os trabalhadores.
Abraços!