Biologia, perguntado por patthysouza65, 1 ano atrás

Explique cada um dos critérios que podem causar variação no número de ossos???

Soluções para a tarefa

Respondido por davidramos33
1

Esqueleto é um nome genérico dado a estruturas de sustentação, principalmente de seres vivos, podendo ser usado também em outras áreas, como engenharia e construção. Há três principais tipos de esqueletos de seres vivos:

Exoesqueleto ou esqueleto externo - presente em artrópodes, como formigas, aranhas, e caranguejos, e em alguns outros invertebrados, como as conchas de alguns moluscos. Seu principal componente é a quitina, um polissacarídeo associado a outros grupos amino.

Endoesqueleto ou esqueleto interno - presente por exemplo em vertebrados, como peixes, gatos e humanos. Exemplo: esqueleto humano. Os esqueletos internos são formados por ossos, sendo estes órgãos compostos predominantemente por tecido ósseo verdadeiro e, em menor proporção, por outros tipos de tecidos

Hidroesqueleto ou esqueleto hidrostático - consiste em cavidades preenchidas por fluidos, presente em equinodermos como estrela-do-mar, anelídeos como a minhoca e nematóides, entre outros invertebrados

Respondido por vIkeda
3

Há três principais critérios responsáveis por causar alterações no número de ossos, sendo eles: critério etário, critério individual e critério de contagem.

Definição dos critérios responsáveis por alterar o número de ossos

  • Critério etário

Geralmente, ao nascer, bebês possuem mais ossos que um indivíduo adulto. Isso se deve ao fato de que determinadas estruturas ósseas ainda estão fragmentadas. Com o decorrer do desenvolvimento corporal, esses fragmentos se fundem formando apenas um osso - um exemplo seriam os ossos do crânio e do pulso.

  • Critério individual

Por razões genéticas, determinados indivíduos podem nascer com ossos a mais ou a menos. Além disso, vivências pessoais podem acarretar em uma diminuição do número de ossos. Um exemplo do primeiro caso seria pessoas que nascem com dedos a mais/a menos. Já para o segundo caso, pode-se exemplificar os acidentes de trânsito graves, que em muitas vezes podem resultar em amputações.

  • Critério de contagem

Dependendo do especialista, a contagem do número de ossos pode variar, a depender da interpretação do conceito de "osso". Um exemplo seria a pelve: Alguns anatomistas consideram apenas um grande osso, outros segregam em três pequenos ossos (íleo, púbis e ísquio).

Aprenda mais sobre ossos em: brainly.com.br/tarefa/2132105

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes