ENEM, perguntado por Adrysn1021, 1 ano atrás

Explique: B) A parte V,C) Os trechos a seguir:
--> A mesma opilação,a mesma maleita,a mesma miséria[..]

---> Mas ninguém punha atenção nas doenças que derreavam aquele pobre homem-opilação,sezões,quanta verminose há,malária. E cadê doutor? Cadê remédio?cadê jeito? O jeito era sempre o mesmo:sofrer sem um gemido e ir trabalhando doente mesmo,até não aguentar e cair como cavalo que afrouxa. E morrer na velha esteira-e feliz se houver por ali alguma rede em que o corpo vá para o cemitério,senão vai amarrado com cipó.

--> [..] Nem um vidrinho de quina para sezão [..]

Soluções para a tarefa

Respondido por rainhodasgalaxias
109

b) Zé Brasil conta do seu desejo de ter posso sobre uma propriedade, ter um canto, um lugar para si, em contra ponto o Coronel Tatuíra almeja tomar posse das propriedades alheias, e isso o deixa com um pé atrás. De quê adianta ter consigo algo que a qualquer momento possa vir a ser tomado? Nada. Zé Brasil teme por passar por essa angústia e explana toda sua indignação.

c) ----> Zé Brasil faz uma comparação da sua vida miserável com a vida da personagem Jeca Tatu de seu livrinho Fontoura.

(logo mais concluo)

Respondido por angelpercam2000
2

A respeito do texto Zé Brasil, de Monteiro Lobato, podemos afirmar:

  • a) O trecho “A mesma opilação, a mesma maleita, a mesma miséria[..]” se refere à reflexão que Zé Brasil faz entre a sua vida e a da personagem Jeca Tatu.

  • b) O trecho “Mas ninguém punha atenção nas doenças que derreavam aquele pobre homem-opilação, sezões, quanta verminose há, malária. E cadê doutor? Cadê remédio? Cadê jeito? O jeito era sempre o mesmo: sofrer sem um gemido e ir trabalhando doente mesmo, até não aguentar e cair como cavalo que afrouxa. E morrer na velha esteira - e feliz se houver por ali alguma rede em que o corpo vá para o cemitério, senão vai amarrado com cipó” se refere  à realidade da vida de Zé Brasil, que, mesmo doente, trabalhava dia e noite, ao contrário do que a gente da cidade pensava sobre ele.

  • c) O trecho “Nem um vidrinho de quina para sezão [..]” representa o descaso do coronel Tatuíra com os seus rendeiros, que trabalham noite e dia para ficar com menos da metade da colheita em pagamento.

 

Zé Brasil

A personagem Zé Brasil, criada pelo escritor Monteiro Lobato, representa a classe dos agricultores, que trabalham a terra, mas não têm a sua posse. Assim, vendem a sua força de trabalho aos coronéis, que, movidos pela ambição, exploram de forma abusiva os agregados. A situação de Zé Brasil é o retrato de muitas famílias brasileiras, que dependem da agricultura familiar para sobreviver, e que vêm sendo substituídas, cada vez mais, pelas novas tecnologias agrícolas.

Saiba mais sobre agricultura familiar em:

https://brainly.com.br/tarefa/32517786

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes