Química, perguntado por Freire10, 11 meses atrás

Explique através dos conceitos de polaridade e interações intermoleculares o motivo pelo qual o volume aparente da amostra de gasolina é menor ao adicionar-se água,quando comparado ao volume inicial.

Soluções para a tarefa

Respondido por rodrigosr12
4
   Olá! Para responder essa pergunta devemos lembrar que a gasolina comercial é uma mistura da gasolina "pura" com álcool.
   O álcool em questão é formado principalmente pelo etanol, uma molécula que possui uma parte apolar e uma parte polar. A gasolina é formada por misturas de hidrocarbonetos que são moléculas apolares. Dessa forma, o álcool e a gasolina estabelecem ligações intermoleculares fracas do tipo dipolo induzido.
   Entretanto, o álcool é extremamente solúvel em água devido às interações intermoleculares do tipo ligações de hidrogênio que essas moléculas estabelecem. São interações extremamente mais fortes do que as de dipolo induzido formada pela gasolina e o álcool. Isso faz com que a água "roube" o álcool da gasolina e ele então estabeleça mais ligações com a água.
   O fato de o álcool ser muito solúvel na água e estabelecer ligações de hidrogênio é responsável pela leve contração que o volume total da amostra sofre, aparentando uma diminuição do volume final se comparado ao volume inicial da gasolina.
Perguntas interessantes