explique as tres fases do capitalismo e suas principais mudanças na economia
Soluções para a tarefa
Resposta
O Capitalismo pode ser dividido em três fases:
O Capitalismo Comercial
A primeira fase do capitalismo e também é chamado de fase pré-capitalismo. Foi a fase constitutiva do sistema capitalista e se iniciou no século XV, tendo como base as trocas comerciais. Nesse período, a manufatura era o modo de produção predominante. Esse modo de produção consistia na divisão da produção em tarefas destinadas a vários trabalhadores, tendo o objetivo de produzir uma determinada mercadoria com maior eficiência e quantidade.
É durante o Capitalismo Comercial que surge a moeda. Outras características dessa fase do Capitalismo são: Monopólio comercial
Metalismo – acúmulo de metais preciosos; Protecionismo – surgimento de barreiras alfandegárias.
Capitalismo Industrial
Com a Revolução Industrial, no século XVIII, houve a troca do trabalho manual pelo trabalho mecânico nas indústrias. Com o surgimento da máquina à vapor e com a expansão das indústrias, o Capitalismo se reinventou e atingiu uma nova fase, chamada de Capitalismo Industrial. Durante o Capitalismo Industrial a doutrina do liberalismo econômico foi estabelecida. O liberalismo econômico defendia que todo o Estado não deveria comandar a economia, que seria regulada pelas leis do mercado em um possível equilíbrio dos preços e dos custos dos produtos. Também nesse período, a burguesia ascendeu ao poder e substituiu a aristocracia e a nobreza, praticamente eliminando-a. Outras características do Capitalismo Industrial são:
Expansão e desenvolvimento dos transportes;
Aumento da produtividade;
Diminuição nos preços das mercadorias;
Ampliação da classe operária;
Ampliação das relações internacionais;
Surgimento do Imperialismo e da Globalização;
Aceleração do sistema fabril;
Saturação dos mercados;
Acumulação de capital gerada pelos excedentes na indústria.
Capitalismo Financeiro
No período correspondente ao final do século XIX e início do século XX, surge a terceira fase do Capitalismo. Essa fase é chamada de Capitalismo Financeiro e surge logo após o final da Segunda Guerra Mundial, devido à expansão da Globalização. A economia, principalmente dos países mais desenvolvidos, passou pelo processo de financeirização. Esse processo ocorre quando a economia, antes centrada no poder industrial, passa a focar no poder financeiro das empresas.
A financeirização aconteceu por conta de uma fusão entre o capital bancário e o capital industrial, que ocorreu devido ao processo de divisão das empresas em ações. As empresas passaram a ser comercializadas como se fossem mercadorias nas bolsas de valores.
Tudo isso acabou intensificando os avanços da terceira Revolução Industrial. Outras características do Capitalismo Financeiro são:
Monopólio e oligopólio comercial;
Expansão das novas tecnologias e das fontes de energia;
Acelerada urbanização e aumento do mercado consumidor;
Aumento da concorrência internacional.
Gostou de aprender sobre as Fases do Capitalismo? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!
Explicação:
Características do Capitalismo
Propriedade Privada
No sistema capitalista, os sistemas produtivos pertencem, de maneira geral, a uma pessoa ou a um grupo. As propriedades são bens particulares ou áreas de utilização individual.
Obtenção de Lucro
Este é o principal objetivo do capitalismo: obter riquezas. O lucro é proveniente dos valores acumulados a partir do trabalho coletivo fornecido pelas empresas privadas e desempenhado pelo proletariado.
Trabalho assalariado
O trabalho assalariado é outra das principais características desse sistema socioeconômico. Os trabalhadores têm o direito por lei de receber uma remuneração em troca da sua força de trabalho.
Economia de Mercado
Esta é a livre iniciativa de regulamentar o mercado capitalista, com pouca ou sem intervenção do Estado. Este processo é realizado através da chamada lei da oferta e da procura, onde os preços dos produtos são determinados de acordo com a procura pelos consumidores e a quantidade deste em oferta.
O Capitalismo é um sistema econômico e social baseado na propriedade privada e na acumulação de capital – qualquer bem econômico que possa ser utilizado na produção de outros bens ou serviço.