Filosofia, perguntado por vitor8831, 1 ano atrás

explique as transfusões do sangue entre os grupos sanguineos.​

Soluções para a tarefa

Respondido por lucashenriqueip1
1

Resposta:

Explicação:

O grupo sanguíneo existente nos humanos é o ABO, além disso, deve-se levar em conta o fator Rh.

Você deve se atentar a alguns conceitos biológicos envolvendo as transfusões (Que são amplamente cobrados nos vestibulares).

Aglutinogênio: É o antígeno que a membrana das hemácias irá apresentar. Logo, se um indivíduo tem tipo sanguíneo A, suas hemácias apresentarão o antígeno A em suas membranas, se for do tipo B, apresentará os antígenos B. Se for O, ele não apresentará NENHUM antígeno em suas hemácias.

Aglutinina: São os anticorpos que os indivíduos irão produzir caso entrem em contato com um sangue não compatível. Logo, um indivíduo do tipo A apresenta aglutinogênio A em suas hemácias e produz AGLUTININAS anti-B, enquanto que indivíduo do tipo B apresenta aglutinogênio B e produz AGLUTININAS anti-A. Indivíduos do tipo O NÃO apresentam aglutinogênios em suas hemácias, porém produzem aglutininas anti-A e anti-B. Indivíduos AB não produzem aglutininas.

Fator Rh:

É um outro antígeno apresentado nas membranas das hemácias (Semelhante ao aglutinogênio). Se o indivíduo for Rh+, suas hemácias possuem esse antígeno, se for Rh-, não apresentam.

Transfusões:

O sangue do tipo O negativo é doador universal, pois suas hemácias não apresentam nenhum antígeno. Logo, os demais receptores não irão produzir anticorpos contra esse sangue.

O sangue do tipo AB positivo é receptor universal, pois suas hemácias apresentam os aglutinogênios A, B e o fator Rh. Logo, esses indivíduos não produzem aglutininas/anticorpos contra os demais tipos sanguíneos.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes