História, perguntado por Bbss, 1 ano atrás

explique as transformações sociais para os operários, os burgueses e a classe média com a Revolução industrial

Soluções para a tarefa

Respondido por klenio1
4

Entre meados do século XVIII e a segunda metade do século XIX, a Europa Ocidental passou por um processo de grandes transformações econômicas, tecnológicas e, principalmente, sociais. Iniciadas na Inglaterra, essas transformações assumiram um caráter revolucionário, embora tenham ocorrido sem derramamento de sangue e sem a derrubada de governos.

O conjunto dessas mudanças ficou conhecido como Revolução Industrial e seu impacto foi tão grande na Europa e no mundo que transfigurou não somente a sociedade inglesa, mas também a face do planeta, alterando até mesmo as relações entre o ser humano e a natureza.

Do ponto de vista econômico, a Revolução foi, sobretudo, a passagem de um sistema de produção marcadamente agrário e artesanal para outro de cunho industrial, dominado pela fábrica e pela maquinaria. Uma de suas características básicas foram as sucessivas inovações tecnológicas verificadas nesse período, dentre elas, o aparecimento de máquinas modernas rápidas, regulares e precisas, que substituíram o trabalho de milhares de homens e mulheres, antes realizado à mão; utilização do vapor como fonte de energia para acionar as máquinas, em substituição à energia hidráulica, eólica, humana e animal; novas formas de se utilizar as matérias-primas de origem mineral, que deram impulso à metalurgia e à indústria química.

Essas inovações tiveram lugar inicialmente na Inglaterra, devido a uma série de condições favoráveis ligadas ao processo do feudalismo ocorrido na Europa Medieval. Foi durante a fase do capitalismo mercantil, nos séculos XV ao XVIII, que tais condições se concentraram e aceleraram, com a Revolução Comercial, a conquista da América, a formação de um mercado mundial e a exploração de ouro e prata em grande quantidade nas terras americanas.

Esse novo cenário permitiu à burguesia acumular riquezas e aplicá-las na produção manufatureira. Ao mesmo tempo, ocorreu na Inglaterra o processo de cercamentos, levando à liberação de mão-de-obra de origem rural e sua concentração nas cidades cada vez em crescimento. Isso faria surgir a maior parte da classe trabalhadora fabril, fundamental para a formação do chamado capitalismo industrial. Reunindo os capitais proporcionados pela expansão comercial dos séculos anteriores, a burguesia pôde mobilizar a mão-de-obra disponível para lançar-se ao empreendimento industrial de grande escala a partir do século XVIII.

Uma das características da Revolução Industrial foi a substituição em grande escala do trabalho humano pelas máquinas. Como reação a isso e às relações sociais baseadas exclusivamente no dinheiro, surgiu na Europa o Romantismo, um movimento estético que propunha a liberdade de expressão, o predomínio da emoção sobre a razão e o retorno a formas comunitárias de vida, semelhante às da aldeia medieval. Em pouco tempo, a nova tendência empolgou artistas e escritores. Alguns deles idealizavam a Idade Média e a monarquia, contrapondo-as à sociedade burguesa e à República. Outros se tornaram críticos ferozes do capitalismo e das desigualdades sociais.

Respondido por rebecasalgado31
0

Resposta:era uma classe muito desigual enquanto os burgueses tinham muitos privilegios e eram muito bem sucedidos os operarios não eles tinham que trabalhar muitas horas por dia pra conseguir um pecimo salario enquanto os burgueses moravam em bairros limpos e casas luxuosas os operarios por não terem muito dinheiro acabavam morando em casas perto das fabricas e eram lugares bem sujos isso afetava muito na saude deles e dava privilegio aos donos das fabricas que por eles morarem ali perto acabavam fazendo eles trabalharem muitas horas por dia

Explicação:

Perguntas interessantes