História, perguntado por AlineRochaaLimeira, 10 meses atrás

Explique as teorias absolutistas defendidas pelos seguintes teóricos : THOMAS HOBBES - JACQUE BOSSUET - JEAN BODIN .​

Soluções para a tarefa

Respondido por LeticiaLiraPires
60

Thomas Hobbes- acreditava que o ser humano vivia em guerra permanente. O filósofo político britânico Thomas Hobbes morreu há exatos 330 anos. Ele destacou-se pela publicação de "Leviatã", em 1651, ao afirmar que o ser humano, em seu estado "natural", viveria em guerra permanente.

Jacque Bossuet-foi um dos primeiros a defender a teoria do absolutismo político; ele criou o argumento que governo era divino e que os reis recebiam seu poder de Deus.

Jean Bodin-acreditava que a soberania absoluta deveria se concentrar numa só figura. Na mesma linha de pensamento estava Jacques Bossuet (1627-1704), teólogo francês e um dos maiores teóricos do absolutismo regido pelo Direito Divino dos Reis.

Respondido por vchinchilla22
2

O absolutismo era uma forma de governo e regime político cuja ideologia ditava que o poder político do governante, isto é, do rei, não estava sujeito a nenhuma proibição além das da lei divina ou de Deus. Isso significa que o poder do soberano era formalmente único, indivisível, inalienável, incontrolável e pleno. O absolutismo proclamava que o monarca era o Estado.

Pensadores e defensores do absolutismo: Jean Bodin, Thomas Hobbes e Jacques Bossuet.

  • Jean Bodin – defende a sua ideia de que Deus é o fundamento da razão humana e da natureza humana. E então os Homens concordam em buscar uma autoridade. Por isso, o Estado não deve ser determinado pela metrópole e deve respeitá-la. Jean E defendeu a ideia de que a autoridade do rei vem de Deus, e que a obrigação do povo é ter que obedecer passivamente.

  • Jacques Bossuet - teve grande influência nas monarquias absolutistas nos séculos XVII e XVIII, sendo o regime político que dominou a maioria da Europa, foi um dos defensores da teoria do direito divino dos reis. Ele ressaltou que nenhum governo sobrevive sem a vontade de Deus, todos os governos, qualquer que seja sua origem, justo ou injusto, pacífico ou violento, são legítimos, rebelando-se contra o governo que comete sacrilégio.

  • Thomas Hobbes – defende as suas ideias políticas no contratualizo e na razão, dando origem a uma conceção radical do Estado que se baseia em quatro ideias principais: o estado de natureza, o pacto político, o poder soberano e o governo civil. Defendeu a tese de que o Estado surgiu de um contrato em que o povo cedeu os seus direitos naturais e deu plenos poderes a um soberano em quem confia. Ele é popular por sua frase "O homem é um lobo para o homem".

Saiba mais sobre absolutismo em: https://brainly.com.br/tarefa/24761875

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes