História, perguntado por analucosta3005, 9 meses atrás

Explique as razões que levaram a Espanha e Portugal serem os primeiros países europeus a promoverem a expansão marítima europeia (As grandes Navegações).

Soluções para a tarefa

Respondido por matheusaquino2k19
5

Grandes Navegações é o termo que diz respeito à exploração do Oceano Atlântico nos séculos XV e XVI, que teve como principal protagonista o país de Portugal. Esse protagonismo português aconteceu devido a condições políticas, comerciais e geográficas específicas. Entretanto, outros países da Europa, como a Espanha, também investiram na exploração do Oceano Atlântico algum tempo depois.

As Grandes Navegações proporcionaram a descoberta de inúmeros novos locais pelos portugueses, e resultou também na chegada dos europeus ao continente americano em 1492. Em 1500, os portugueses chegaram ao Brasil e deram início à colonização da América Portuguesa.

Objetivos das Grandes Navegações

Difusão do cristianismo para outras civilizações;

Expansão territorial e fundação de colônias;

Estabelecer rotas comerciais marítimas;

Encontrar fontes de recursos naturais, principalmente ouro e prata;

Lucrar com o comércio de escravos (século XVI em diante).

Principais Características

Novos tipos de embarcações e a invenção de instrumentos usados nas grandes navegações permitiram aos europeus iniciar a exploração dos oceanos. Estas iniciativas se tornaram grandes negócios, financiados por burgueses, banqueiros e pelos Estados.

As rotas comerciais mais lucrativas da Europa eram as que levavam à Índia e ao extremo oriente. Elas eram dominadas por mercadores da península itálica. Por esse motivo, a maioria dos Estados procurava formas de contornar aquele monopólio.

Os dois grandes objetivos que caracterizaram as Grandes Navegações foram:

Descobrir novas rotas comerciais para a Índia e extremo oriente;

Descobrir outras terras e fontes de riquezas no além-mar.

Perguntas interessantes