explique as razões do enfraquecimento da "política do café com leite" durante a Primeira República.
preciso de ajuda!
Soluções para a tarefa
Resposta:
O enfraquecimento se deu a partir da quebra do acordo por parte de Washington Luís (São Paulo), que ao invés de apoiar um candidato mineiro, apoiou outro paulista, Júlio Prestes, quebrando assim o ciclo do café com leite.
Espero ter ajudado, e se ajudei, por favor marque como melhor resposta. Agradeço.
O enfraquecimento da política "Café com Leite" foi enfraquecendo devido aos movimentos tenentistas e manifestações populares.
Fim da Política do Café com Leite
Durante os anos finais da República Oligárquica o Brasil viveu um período de tensões, onde foi consolidado a insatisfação com a maneira de como estava sendo governado o Brasil.
Movimentos Populares
Os movimentos populares de mais significativa atenção foi a Greve Geral de 1917, onde operários protestavam sobre o surto industrial que o Brasil vivia e a falta de direitos trabalhistas em relação as grandes jornadas de trabalhos. Para piorar a situação do governo, o então presidente Wenceslau Braz reprimiu violentamente o movimento.
Com essas situações vigentes no Brasil, teve a Semana de Arte Moderna em 1922, onde os grandes vanguardistas Oswald de Andrade, Mario de Andrade e Tarsila do Amaral, pregavam a ruptura com a "república das velhas letras".
Movimentos Tenentistas e a Coluna Prestes
Os movimentos tenentistas lutavam contra a política café com leite, principalmente pela prática do voto de cabresto.
A Coluna Prestes tomou investida pelo interior do Brasil pregando a moralização do serviço público brasileiro e escancarando os vícios da república oligárquica fazendo campanha para o voto secreto.
Saiba mais sobre "Enfraquecimento da Política do Café com Leite" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/39529603
#SPJ3