explique as razões do enfraquecimento da monarquia de D. Pedro ll.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Pedro deixou de acreditar na monarquia como uma forma de governo viável para o futuro do Brasil depois da morte de seus dois filhos homens, restando apenas sua filha Isabel, Princesa Imperial, como a herdeira presuntiva da coroa. ... Além disso, Isabel não demonstrava nenhum desejo de suceder ao pai.
essa é uma das razões pelo enfraquecimento.
O Segundo Reinado era fomentado por três pilares, eram estes: Religião, Militarismo e Escravidão. O declínios desses três pontos ocasionou o enfraquecimento da monarquia de D. Pedro ll.
Esse período foi marcado pelos movimentos abolicionistas, entre eles, a assinatura da Lei Áurea, que influenciou, diretamente, na mão de obra dos engenhos.
Sem uma mão de obra barata ( escravos) para os engenhos a economia brasileira despencou. Na questão religiosa, ocorreu o afastamento entre Igreja Católica e Estado, ocasionando a ruptura da monopolização de poder, o que favorecia o absolutismo monárquico.
No âmbito militar houve a ruptura do Exército e do Estado, pois o sistema político não estava mais atendendo a demanda do exército.
Para mais informações, acesse:
Segundo Reinado: https://brainly.com.br/tarefa/11244628