Geografia, perguntado por daniellebarroso, 11 meses atrás

Explique as razões das crises de 1929 e relacione ao keynesianismo.
Me ajudeeeem

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
26
Olá,

A crise de 1929 começou por causa da especulação nas bolsas internacionais, principalmente a americana. A emissão de títulos oferta superou demais a demanda, fazendo com que a bolsa "derretesse".

A produção industrial europeia estava fraca desde a primeira guerra, o que fez que os EUA emergisse como fornecedor. Entretanto, esse crescimento acabou gerando um excesso de confiança e especulação (porque não seria possível crescer a grandes taxas para sempre), até que a bolsa ruiu. Depois disso, houve uma grande crise de confiança, fazendo com que as empresas fechassem, as pessoas parassem de gastar e o desemprego aumentasse.

Através das concepções Keynesianas, os EUA conseguiram reverter a crise econômica. Basicamente, até 1929 o neoliberalismo reinava sem qualquer tipo de interferência do estado.

Entretanto, o modelo não conseguiu evitar e nem remediar a crise, o que fez com que medidas precisassem ser implementadas. Keynes discordava dos liberais, e a sua política se baseia principalmente na criação e na manutenção do pleno emprego.

Ou seja, os EUA começaram a incentivar o emprego, já que ele é o fator que mais causa e agrava uma crise. O New Deal, programa do presidente Franklin Roosevelt, que governou de 1933 a 1945, foi um sucesso graças as teorias Keynesianas.

Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes