Filosofia, perguntado por jaquelinerifuel014z, 11 meses atrás

explique as provas de existência de Deus segundo tomaz​

Soluções para a tarefa

Respondido por davegrohl2006
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As 5 vias são essas:

1) A via do movimento (o Motor-Imóvel de Aristóteles): Todas as coisas são movidas por uma força atuante no universo e a medida com que essas coisas se movem, elas dependem de um movimento anterior a elas para que se movam, Por outro lado, essa força atuante não pode sofrer nenhuma força anterior a ela pois, se ela sofrer essa força, ela deixa de ser força motora ativa e passa a ser causada por uma outra força. Por exemplo: um carro só entrará em movimento se o seu motor for alimentado por combustível; Nesse caso, a presença do combustível é a causa primeira para o carro se mover porque sem combustível, o carro não se mexe. No caso do Motor-Imóvel, ele promove o movimento do universo mas ele não precisa de combustível para ele mesmo se mover. Logo, se não há nada além de Deus que consiga se mexer sem precisar de combustível além dele mesmo promover o movimento sendo a causa desse movimento, essa coisa não pode ser verdadeira. Deus então é o Motor que move o mundo mas ele mesmo está constante ("parado" porque se ele se mexer, deixa de promover o movimento).

2) A via da causa eficiente: Todas as coisas existem porque outras coisas já existiam antes delas e deram origem em uma relação de causa e efeito, ou seja, para que uma coisa seja o que é, alguém a criou e esse alguém já existia antes da coisa. Por exemplo: Se você nasceu, é porque você foi o efeito causado pela união carnal de seus pais de modo que se seu pai não tivesse conhecido sua mãe e casado-se com ela, você não teria nascido e por isso não teria existido (Interessantíssimo ver a formulação do "Paradoxo do Pai" que no filme "De Volta Para o Futuro" - não lembro agora se foi o 2º ou o 3º - Martin volta para o passado e conhece a mãe dele na juventude e ela se apaixona por Martin; Se Martin ficasse no passado e casasse com a mãe dele, ele teria nascido? Como ele seria filho se ele fosse pai dele mesmo ao mesmo tempo?). Além disso, a coisa teria que ser causa de si mesma ou ela mesma ter gerado a si própria algo que não tem fundamento. Logo, Deus é causa de si mesmo (porque é autossuficiente) e não precisa de nenhuma causa anterior porque ele é a causa primeira (ele é a causa anterior de tudo), ele causou primeiro para as outras coisas sofrerem os efeitos dessa causa.

3) A via da necessidade: Todas as coisas para serem o que são, antes, elas não eram e uma vez sendo, deixarão de ser o que são um dia em razão de haver um Ser que é necessário a si mesmo e que é livre para ser e não-ser (não-ser aqui é no sentido de se corporizar ou ter um atributo/predicado) , ou seja, as coisas só são o que são graças à a sua essência que as fazem ser o que são. Por exemplo: Uma caneta é uma caneta porque alguém a fez ser uma caneta; no entanto, o que faz a caneta ser caneta é porque ela escreve e tem tinta de modo que, se ela for lançada no fogo, ela deixa de ser caneta e precisará de alguém para voltar a ser uma caneta (não do mesmo jeito que antes) já que sozinha, a caneta derretida nunca voltará a ser de novo uma caneta, ou ainda, nada vem do nada ou do acaso. Então, se as coisas não são necessárias por si mesmas porque precisaram de algo anterior que lhes dessem essa possibilidade de tanto ser e não-ser, Deus então é necessário porque não depende de nenhuma essência que possa o constituir para para sua existência ao mesmo tempo que todas as coisas são contingentes (são e poderiam não-ser) porque dependem da essência de Deus para serem contingentes.


davegrohl2006: complemento da resposta:
davegrohl2006: 4) A via dos graus de perfeição: Sobre todas as coisas, há algo que se encontra no grau de superioridade máxima e a partir dessa superioridade e a medida com que se reproduzem essas coisas, outras que são originadas se tornam inferiores pelo fato de serem "mais novas" e dependentes das coisas que as originaram.
davegrohl2006: 4ª via: Por exemplo: Um filho deve obediência aos seus pais porque seus pais nasceram primeiro e um filho poderá exigir que suas ordens sejam obedecidas se ele gerar seus filhos mas diante dos seus pais (avós do filho), os netos serão inferiores aos avós e eles (filhos) inferiores aos seus pais mas, os pais por sua vez são inferiores aos pais deles porque para ser filho, é necessário ter pais (no aspecto biológico da reprodução humana, homem e mulher) e etc.
davegrohl2006: 4ª via: No entanto, em outros momentos, nas coisas são aplicadas os graus de bondade (de supremamente excelente a supremamente péssimo), Verdade (do verdadeiro ao falso)... Então, a necessidade de haver um Bem Supremo que garanta a Verdade Suprema e todas as coisas supremas é preciso para que a partir dele, em escala decrescente, as coisas sejam o que são a partir do grau de excelência ou esse
davegrohl2006: 4ª via: Ser tem que ser perfeito (ou puro) livre de qualquer imperfeição. Se as coisas são secundárias (como em Platão, as coisas são cópias do que são no Mundo das Ideias) e nelas não se encontram tal perfeição porque não podem ser causa de si, não podem se mover sem serem afetadas e são condicionadas por algo a ser e não-ser, Deus é perfeito supremo e dele, as coisas perfeitas em grau mais baixo surgiram.
davegrohl2006: 5) A via pela causa final: Todas as coisas estão inseridas em um uma cadeia racional e lógica de modo a serem subordinadas pelas leis universais e sendo subordinadas às leis, Essas leis fazem com que cada coisa tenha finalidades diferentes sendo elas então divergentes de si mesma em uma lógica estruturadora da qual faz cada coisa ter sua função particular, ou seja, cada coisa tem seu lugar e desempenha sua função de modo único.
davegrohl2006: 5ª via: Por exemplo: a função do gato é miar porque a finalidade do seu miado é expressar uma coisa; Logo, um gato nunca cacarejará porque ele não é uma galinha e não é sua função miar e vice versa.
davegrohl2006: 5ª via: Em outras palavras, seria assim: Tudo tem uma finalidade, "uma serventia" que é definida por sua essência. Por outro lado, vem a pergunta: Quem fez o gato miar e a galinha cacarejar? Uma inteligência ou um Ser supremo que governa o cosmos e organiza a lei natural ou a lógica estruturadora do universo. Se não for Deus, quem é se o gato não pode fazer nada que não seja de sua natureza (o de miar)?
davegrohl2006: Perdoe me pela extensão da resposta pois, não dá para explicar essas vias de forma mais clara e fácil sem se estender! Espero ter ajudado! :)
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