explique as principais razões que levaram a queda do muro de Berlim em 1989
Soluções para a tarefa
Resposta:
A queda do Muro de Berlim relaciona-se com a desintegração do bloco de nações socialistas no leste europeu. A década de 1980 foi uma década de crise para o bloco socialista em geral e a situação não foi diferente para a Alemanha Oriental. O grande foco da crise era a economia ruim do país e a situação de vida dura da grande maioria da população.
Na década de 1980, a situação econômica da Alemanha Oriental era muito ruim, mas para mascarar a situação, o governante do país, Erich Honecker, fornecia subsídios que mantinha aquecido o consumo da população. O quadro da Alemanha Oriental agravava-se com o fato de que o governo desse país recusava-se a realizar reformas estruturais que eram necessárias.
O Muro de Berlim foi construído por uma ação conjunta da Alemanha Oriental e União Soviética para isolar Berlim Ocidental.
O país enfrentava aumento na dívida externa, crescimento do deficit comercial e os investimentos no desenvolvimento estrutural do país estavam estagnados. Além disso, a economia da Alemanha Oriental era inteiramente planificada, o que gerava uma grande burocracia que reforçava a estagnação do país.
A situação econômica ruim agravava-se por conta do autoritarismo do governo daquele país. Não havia espaço para a divergência política e a Stasi (polícia política) agia energicamente para perseguir todos os opositores do regime. Esse quadro de crise econômica e falta de liberdade política gerava uma população insatisfeita que desejava sair do país, mas não o podia, porque as fronteiras estavam fechadas.
A insatisfação popular resultou em uma série de manifestações populares nas principais cidades da Alemanha Oriental. Em 1989, por exemplo, Berlim Oriental, Leipzig e Dresden presenciaram as maiores manifestações populares contra o regime da RDA desde a década de 1950. Os eventos de outros países do bloco socialista reforçavam a crise política da Alemanha Oriental.
A queda do Muro de Berlim está relacionada com a crise econômica e política que atingiu a Alemanha Oriental, na década de 1980. A abertura das fronteiras da Alemanha Oriental foi anunciada pelo porta-voz do país, em novembro de 1989.
queda do Muro aconteceu após o porta-voz do governo da Alemanha Oriental anunciar a abertura das fronteiras do país. Milhares de pessoas reuniram-se ao redor do Muro no dia 9 de novembro de 1989 e, então, começaram a colocar o muro abaixo.