História, perguntado por myrella51, 11 meses atrás

Explique as principais características dos reinos africanos antigos

Soluções para a tarefa

Respondido por kjloveforever
21

Resposta: IMPERIO AXUM- data de 100 d.C., com a fundação da cidade de Axum. No século IV já eram o Estado de maior expressão do reino da Núbia, adotaram o cristianismo, que se espalhou em boa parte do território sob o domínio romano, inclusive no Egito, grande aproveitamento de recursos minerais e desenvolveram o cultivo de cereais, como a cevada e o sorgo, e o Tefé , era uma sociedade complexa, hierarquizada e diversa, que tinha como representante máximo o título de negus.

IMPERIO ZIMBÁUE- existiu entre os anos de 1200 e 1400, no litoral da África Austral, onde hoje estão localizados Moçambique e Zimbábue. Povoado por populações do tronco linguístico banto, conhecidos como shonas. Este império havia muitas construção enorme, complexa e que demonstra ostentação e poder.Este Estado, poderoso e influente, atuava no comércio de minérios e seus governantes recebiam o título de Mwene Mutapa, o senhor das minas. Havia divisão social do trabalho bem estabelecida, com artesãos especializados no trabalho com cobre e ferro, ourives, escultores e tecelões.

IMPERIO MALI- disputas por influência ocorreram entre estados menores, paralelos e independentes, no século XII. Um desses estados era formado pelo povo conhecido por sosso, de etnia Soninke. Foi por meio das armas que estes se impuseram e alcançaram hegemonia no século XIII. Era formado por povos presentes na região situada entre o Rio Senegal e o Rio Níger, os povos importantes era: mandingas, conhecedores do Islã desde o século XI. Mas, também, como os soninkês, os fulas, os sossos e os bozos. Seu representante supremo era chamado de Mansa e no final do século XIV o império enfrenta dificuldades em manter uma área tão grande e entra em processo de declínio.

IMPERIO SONGAI - Esta cidade foi um importante centro comercial, político e econômico, com poder militar de arqueiros que se lançavam ao Rio Niger. Tinham práticas religiosas politeístas e aprimoraram as experiências do império que os sucedeu Exploravam ouro, sal e cauris e estabeleceram uma unificação de pesos e medidas que facilitava a cobrança de impostos e as trocas comerciais. Com uma grande extensão territorial, o Imperio Songai tinha um comércio bem organizado e um sistema de governo centralizado. Eram divididos entre uma elite e a população geral e suas cidades mais influentes eram Tombuctu, Djenné e Gao.

Perguntas interessantes