História, perguntado por RLRG, 1 ano atrás

explique as oito cruzadas

Soluções para a tarefa

Respondido por priscilasm2
13

As Cruzadas foram expedições no âmbito militar, religioso, político e econômico que se dirigiu ao Oriente Médio com destino à Palestina para libertação da “Terra Santa.

Primeira Cruzada (1096-1099): conhecida como “Cruzada dos Nobres”, ocorreu em 1096 com o objetivo de escalar muralhas e conquistar Jerusalém. Após um massacre, dominaram quatro estados cristãos: o Condado de Edis, o Principado de Antioquia, o Condado de Trípoli e o Reino de Jerusalém.

A Segunda Cruzada (1147-1148): denominada “Cruzada dos Reis”, liderada por Eugênio III e São Bernardo, sem êxito no objetivo. Devido ao erro de estratégia em atravessar o território inimigo no inverno, houve a morte de milhares de homens graças ao frio e a fome que assolaram os cruzados.

Terceira Cruzada (1189-1192): contou com a ajuda do papa Inocêncio III, os reis Filipe Augusto (França), Ricardo Coração de Leão (Inglaterra) e Frederico Barba-Roxa (Sacro-Império). Venceram diversas batalhas com muçulmanos mas devido a morte de Barba-Roxa por afogamento, houve desintegração do exército.

Quarta Cruzada (1202-1204): sem êxito nos objetivos, pois após alcançar a cidade de Constantinopla, os cruzados desistiram de seguir até Jerusalém. .

A Quinta Cruzada (1217-1221): formado por cristãos de vários países europeus se reuniram em São João D’Arce para uma nova tentativa de reconquistar Jerusalém, porém sem êxito.

A Sexta Cruzada (1228-1229): Liderada por Frederico II, conseguiriam um acordo de paz com os muçulmanos, conseguindo conquistar as cidades de Jerusalém, Belém e Nazaré.

A Sétima Cruzada (1248-1250): o acordo de paz feito por Frederico II após a reconquista de Jerusalém pelos mulçumanos em 1234.

Após tentativa de nova expedição liderada por Luis IX, a nova cruzada não obteve sucesso e teve seu exército aprisionado ou morto nas batalhas.

Oitava Cruzada (1270): Luis IX retoma o espírito cruzadista com o objetivo de fortalecer a presença do Cristianismo no Oriente. Conquistaram o Egito e tinham o objetivo de converter os sultões ao Cristianismo. Ao chegar na Tunísia, o exercício foi surpreendido pelas tropas do sultão Maomé. Outra parte dos soldados foram acometidos por uma peste, fato que vitimizou diversas vítimas.

Portanto, nenhuma das cruzadas descritas obteve o sucesso esperado e foram dissipadas.

Bons estudos!

Perguntas interessantes