Explique as metáforas da ilha e do mar, relacionando-as com à investigação de Kant sobre o conhecimento
Soluções para a tarefa
Para Kant existem duas as fontes do conhecimento: a sensibilidade e o entendimento. Pela sensibilidade, os objetos nos são dados e pelo entendimento, são pensados. Mas isso não basta para explicar os fenômenos, é a conjugação desses dois elementos que torna possível a experiência do real.
Kant formula, o método transcendental, uma reflexão crítica sobre os fundamentos da ciência e da experiência em geral e que considera os objetos de nossa experiência, como dados no espaço e no tempo, como fenômenos, isto é, aparências, devendo distinguir-se da coisa-em-si a realidade enquanto tal é para nós incognoscível. O objeto é algo, portanto, que só existe em uma relação de conhecimento.
Kant compara então, o “domínio do entendimento puro”com uma “ilha fechada pela natureza mesma dentro de limites imutáveis”, uma ilha “circundada por um vasto e tempestuoso oceano, onde nevoeiro espesso e muitos gelos, a ponto de derreterem, dão a falsa impressão de novas terras”, que exercem, grande atração sobre os ilhéus, despertando neles o desejo de explorá-las e de integrá-las no seu próprio domínio.
Bons estudos!