História, perguntado por richardsousa32peixw7, 9 meses atrás

Explique as Divergências entre a igreja católica e Dom Predro II .

Soluções para a tarefa

Respondido por JoseWeverton22
1
Dom Pedro II, era da Marconaria, uma ordem não religiosa e muito questionada durante diversos períodos da história. A Igreja Católica, mais precisamente o Papa Pio IX, acabou por solicitar em uma bula papal que todos os membros da Igreja que tivessem relação com a Maçonaria deveriam ser excomungados, desse modo foi gerado em atrito com Dom Pedro II, que decretou uma ordem não reconhecendo os interesses da Santa Fé, depois desse fato ocorreram diversos problemas entre ele e a Igreja no Brasil.

richardsousa32peixw7: Valeu Cara!
JoseWeverton22: Precisando só chamar!!
Respondido por EduardoPLopes
0

As duas divergências centrais entre Dom Pedro II e a Igreja Católica eram sobre a situação da Maçonaria e sobre a hierarquia da própria Igreja Católica, de modo que Dom Pedro II e o Papa tinham posições distintas sobre como os sacerdotes católicos deveriam se portar no Brasil: Dom Pedro II os via como súditos e que deveriam em última instância obedecê-lo, o que feria os princípios hierárquicos da Igreja, que via os sacerdotes como tendo de obedecer ao Papa.

Qual foi a principal consequência desta disputa?

A disputa com a Igreja enfraqueceu o poder político de Dom Pedro II ao fazê-lo perder apoio de um grupo (católicos praticantes) que era um dos principais na sustentação de seu governo. Isto acabou contribuindo para a sua queda em 1889.

Mais sobre a disputa entre Igreja Católica e Dom Pedro II em:

https://brainly.com.br/tarefa/20318173

Anexos:
Perguntas interessantes