Filosofia, perguntado por jocielma6, 1 ano atrás

explique as dificuldades que alguns filósofos encontram tanto utilitarismo como na naturalismo

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
87
Olá, tudo bem?

As dificuldades encontradas nestas duas correntes filosóficas diferentes podem ser condensadas em um tema geral de dificuldade: a subjetividade e os problemas que ela traz consigo.

No caso do utilitarismo, espera-se que as ações sejam sempre guiadas por um cálculo moral, de forma a maximizar a felicidade e minimizar as dores, algo que funcionaria perfeitamente bem e sem problemas se não fosse a questão da subjetividade.

Diferente dos computadores, as pessoas são únicas, de modo que nem sempre agem perfeitamente de acordo com aquilo que os cálculos levariam a crer que é o correto, como fariam os computadores. É criticada por filósofos existencialistas, como Camus, e por deontologistas, como Kant.

O naturalismo, por sua vez, lida tanto com o mesmo problema da subjetividade, embora em menor grau, quanto com o problema de adotar posições metafísicas altamente criticáveis.

O naturalismo supõe que exista uma natureza humana essencial, à qual todos os humanos aspiram. Esta, contudo, é uma posição metafísica baseada na fé, que não pode ser racionalmente demonstrada. Por conta disto, é muito criticada por filósofos que pensam de modo semelhante à Nietzsche, por exemplo.
Perguntas interessantes