explique as diferenças que o iluministas franceses para com ingleses
Soluções para a tarefa
Resposta:
No iluminismo Francês encontramos o projeto "Enciclopédia" como o mais representativo em seu bojo cultural. Esse projeto, que consistia em reunir em menor espaço possível todos os conhecimentos para estabelecer um ponto de vista eminentemente mais elevado, agregando o conjunto das ciências e das artes principais, foi elaborado pelos ambiciosos filósofos Denis Diderot e Jean d'Alembert.
O Iluminismo Inglês, também fortemente influenciado pelo empirismo e, sobretudo, pelo empirismo de Locke, criticou acentuadamente o fanatismo e misticismo, uma vez que tais manifestações poderiam implicar a intolerância e o ódio entre os homens, pelo menos foi assim que concebia Shaftesbury- um filósofo pretensamente voltado para os interesses morais e políticos. Para o iluminista inglês, era necessário fundamentar uma "moral autônoma", pois, ao analisar se religião e virtude são intrinsecamente conexas, o inglês notou que embora alguns mostrassem grande zelo religioso, estes pareciam extremamente degenerados e corruptos.
O iluminismo é crítico enquanto é empírico. É precisamente através da experiência que se é possível se deduzir todos os axiomas determinados, implicando, portanto, uma filosofia "livre", esclarecendo a forma mais fundamental da realidade. A filosofia será livre se seus empreendedores tiverem coragem para fazer uso de sua própria razão.
Espero ter ajudado :)
Explicação: