História, perguntado por pedrooliverrocha253, 5 meses atrás

explique as diferenças entre UDN, o PSD e o PTB


gigio1328: mano o brainly virou politica todas as perguntas são de políticas

Soluções para a tarefa

Respondido por gigio1328
3

Resposta:

União Democrática Nacional foi um partido político brasileiro, fundado em 1945, de orientação conservadora e frontalmente opositor às políticas e à figura de Getúlio Vargas.

O Partido Social Democrático é um partido político brasileiro fundado e registrado oficialmente em 2011. Em março de 2021 o PSD possuía 411 608 filiados, sendo São Paulo, Santa Catarina e Bahia os estados com mais membros.

O Partido Trabalhista Brasileiro é um partido político brasileiro fundado em 1979 e registrado definitivamente em 1981, sendo uma das iniciativas que buscavam refundar o antigo PTB. Com 1.085.386 filiados em abril de 2021, é o sexto maior partido do país.

Explicação:

Amplia o fornecimento de informações sobre a estrutura partidária da Terceira República. Mais especificamente, de maneira introdutória, analisa os três grandes partidos brasileiros do período que se estendeu de 1945 a 1964 - PSD, UDN e PTB. Partindo da fundação dos partidos políticos, lealdade ou oposição a Vargas, e depois constatando as mudanças, no cenário eleitoral, associadas à progressiva urbanização, concluiu-se que houve um realinhamento do sistema partidário. De um sistema desequilibrado, com um partido dominante, chegou-se - antes do golpe militar - a um sistema equilibrado, sem uma agremiação dominante.

Respondido por pepaPig12
1

Resposta:

As diferenças nunca foram grandes entre essas agremiações, pelo menos no que se refere aos métodos de ação, ao tropismo pelo poder e à qualidade do material humano que constituía a linha principal dos seus quadros. Mas, se aprofundarmos o estudo, descobriremos certas nuanças que fazem a diferença.

O PSD Partido Social Democrático, por exemplo, seria um partido conservador-pragmático. Em outras palavras. Não era partido que agitava a bandeira de grandes idéias e de grandes reformas mas, não combatia as conquistas sociais alcançadas no país na época de Getúlio Vargas, por isso tampouco poderia ser considerado antiprogressista. Dos seus quadros saíram presidentes da República e alguns governadores que promoveram da melhor maneira o progresso brasileiro.

Eurico Dutra, considerado patriota, justiceiro, escravo da Constituição, como grande feito à construção da Usina de Paulo Afonso. E do PSD sairia outro presidente da República, Juscelino Kubitschek, que se notabilizaria pela construção de Brasília e pelo grande esforço que realizou em prol da industrialização no Brasil.

Explicação:

Olá! ;)

Perguntas interessantes