Filosofia, perguntado por alinemuller, 11 meses atrás

explique as diferenças entre a teoria de tales mileto e Anaxímenes ​

Soluções para a tarefa

Respondido por vannasilvalira
4

Resposta:

O Tales de Mileto tentava explicar  o mundo de uma forma racional.Tales propôs que a origem de tudo está relacionada à água. Não é estranho que Tales tenha pensado ser a água o elemento que deu origem a todas as coisas e o elemento sobre o qual a Terra está colocada, pois podemos encontrar umidade em quase tudo na natureza e observar a importância da água para a vida. Na época de Tales, a forma de explicar as coisas era através dos mitos, isto é, das narrações fantásticas dos deuses. Ao dizer que um elemento material deu origem a todas as coisas, Tales inaugurou esta nova forma de tentar responder sobre a gênese (início) do mundo.

Já, o Anaxímenes, que era discípulo do discípulo de Tales, pensava de uma forma um pouco parecida. Mas para ele, a água não poderia ser a origem de tudo.  Após seus estudos com seu professor ( Anaxomandro, o discípulo de Tales de Mileto), ele tentou buscar uma maneira de explicar a possível origem para o universo, o filósofo concordou com a parte da teoria de Anaximandro que diz que o princípio de tudo seria algo infinito, mas discordou quanto à definição. O princípio de tudo seria, então, um elemento infinito, porém definido: o ar.

O filósofo compreendeu o ar como uma substância que permeia todos os corpos e objetos da natureza. As características de cada ser variariam, então, de acordo com a quantidade (maior ou menor) de ar que eles contivessem. O universo seria compreendido, nessa concepção, como um grande ser vivo que abriga todos os outros seres, vivos ou não vivos, sendo o ar o elemento em comum entre todos eles e a composição da alma dos seres vivos.

A diferença da teoria de como o universo foi formado se deu para Tales de Mileto pela água e por Anaxímenes pelo ar.

Perguntas interessantes