História, perguntado por LeticiaAragao21, 1 ano atrás

Explique As crises capitalistas na nova ordem mundial

Soluções para a tarefa

Respondido por daniellaalana2007
1

Resposta:

A necessidade de uma nova ordem mundial não é projeto específico dos BRICS como maiores mercados econômicos emergentes. Sua gênese está ancorada na celebrada vitória do capitalismo e democracia norte-americanos sobre o socialismo e comunismo da URSS em 1990. Todavia, os BRICS aparecem como interlocutor imprescindível para conduzir, sob ponto de vista prático, ações concretas na implementação da nova ordem mundial. A dualidade de crises norte-americana – a política, junto aos tradicionais aliados, cuja explicitação foi expressiva a partir de 2003, com a invasão ao Iraque; e a econômica, a partir de 2007 – constitui uma oportunidade, ainda que não suficiente em sim mesma, para mudanças radicais na ordem mundial. O inédito crescimento econômico dos BRICS, em particular, e do sul, em geral, aparece como possibilidades para conduzir o processo de instauração de novas relações de consenso na economia política internacional.

Respondido por estthain10
1
A expressão Nova Ordem Mundial, usada pela primeira vez, pelo então presidente norte-americano Ronald Reagan, no fim da década de 1980, quando fez citação ao processo de queda da União Soviética e à reorganização geopolítica das potências mundiais, é definida da seguinte forma: “um conceito social, econômico e político que faz referência ao contexto histórico do período Pós Guerra Fria” (guerra sem armas).

Mais recentemente, o então presidente George Bush, por sua vez, chamou a Nova Ordem Mundial de multipolar, em função dos novos polos econômicos, destacando-se, dentre eles, Japão, China, Rússia e União Europeia. Com o surgimento da Nova Ordem Mundial, a rivalidade entre os sistemas econômicos opostos, a classificação dos países em 1º, 2º e 3º mundos e a ordem bipolar, EUA (capitalismo) e a URSS (socialismo), tiveram fim.

O termo Nova Ordem Mundial vem sendo utilizado de forma muito abrangente, de acordo com o contexto histórico, entretanto, pode ser definido como uma iniciativa que objetiva uma profunda alteração e o estabelecimento de um novo equilíbrio nas relações de poder entre os países no cenário internacional.

Nova call to action

Num contexto mais atual, observa-se com muita frequência esta referência ser feita às novas formas de controle tecnológico das populações, num mundo cada vez mais globalizado, descrevendo assim um cenário que aponta para uma evolução no sentido da perda de liberdades e um maior controle por entidades distantes, com a quebra da autonomia de países, grupos menores em geral e indivíduos.

Esta descrição recebe muitas vezes traços de natureza conspirativa, mas, pode não ser esse o caso. O conceito é muito utilizado no âmbito das Relações Internacionais, onde se procura elaborar cenários realistas, baseados em fatos, acerca do impacto de novos elementos da sociedade moderna e de como esta mesma sociedade evolui. Um exemplo de um tema nesta disciplina é a chamada revolução dos assuntos militares, em que se procura uma discussão mais aprofundada sobre o impacto das novas tecnologias e na forma de se fazer guerra.
Perguntas interessantes