Explique as contradições entre os discursos e práticas de cada superpotência Durante a vigência da guerra fria
Soluções para a tarefa
Resposta:
Uma das características principais foi transferir os conflitos militares para áreas periféricas do mundo. Ou seja, norte-americanos e soviéticos se envolveram em guerras localizadas em outras partes do mundo como África, Ásia e América Latina. Exemplos dessas guerras foram a intervenção norte-americana no Vietnã, durante as décadas de 1960 e 1970, a intervenção soviética no Afeganistão, final dos anos 1970 a meados dos anos 1980 e o envolvimento direto ou indireto dessas superpotências em praticamente todas as guerras no Oriente Médio, especialmente a luta entre palestinos, apoiados pela União Soviética, e israelenses, apoiados pelos norte-americanos.
Explicação:Apesar de toda a hostilidade que havia entre as duas superpotências, os dois lados sabiam que uma guerra total, isto é uma guerra em que cada potência utilizasse todos os seus recursos, seria uma guerra sem vencedores e uma ameaça à própria continuidade da espécie humana no planeta. Afinal, o monopólio norte-americano da bomba atômica não durou muito tempo. Em agosto de 1949, a União Soviética detonou sua primeira bomba atômica.
Durante a Guerra fria existiam muitas contradições.
Os Estados Unidos se colocavam como defensores da democracia, mas, com o objetivo de criar um senso de combate ao socialismo o país apoiou ditaduras na América do Sul. Nesses países era comum a prática da prisão e da tortura.
Em outra instância existia a União Soviética se apresentou como defensora da igualdade enquanto era controlada por apenas um partido em que os funcionários mais poderosos faziam parte da elite privilegiada. Eles apresentam a possibilidade de acesso ao luxo com produtos importados.
Leia mais sobre o assunto em https://brainly.com.br/tarefa/23536378
Espero ter ajudado.