História, perguntado por jjustinoalves, 1 ano atrás

Explique as conjurações mineiras e baianas

Soluções para a tarefa

Respondido por 9moons
8
As Conjurações foram movimentos acontecidos no contexto de colonização portuguesa, um pouco antes da chegada da família real ao Rio, e tem como principais influências os movimentos iluministas, como a Revolução Francesa e a Independência dos Estados Unidos.

A Conjuração (ou Inconfidência) Mineira foi feita por homens da elite de Minas Gerais. A razão principal foi o governo do Visconde de Barbacena (o governador), que ameaçava fazer a derrama (cobrando diversos impostos atrasados de uma só vez). 
Tendo este fator como principal agregador do povo mineiro, os inconfidentes planejavam proclamar uma república de Minas (alguns incluíam capitanias vizinhas), com o lema "Liberdade ainda que tardia".
Os inconfidentes foram traídos, delatados por Silvério dos Reis, a derrama foi suspensa. Boa parte deles foi presa e condenada a morte. Entretanto, ao longo de um ano, apenas Tiradentes foi enforcado e esquartejado, os outros tiveram suas penas amenizadas para exílios.

A Conjuração Baiana tem um caráter mais popular. Chamada também de "Conjuração dos Alfaiates", tinham envolvidos soldados, alfaiates e até ex-escravos. Foram espalhados panfletos por Salvador, reivindicando diversas melhores e almejando a proclamação da República Bahiense. 
O governo respondeu logo, com mais violência do que a Inconfidência Mineira, enforcando, degolando e esquartejando os apontados como lideranças.
Perguntas interessantes