Explique as concepções helenísticas estudadas e relaciona-a com elementos da realidade concreta citando exemplos
Soluções para a tarefa
Do final do séc. IV a.C. até aproximadamente 400 d.C. é denominado de período helenístico. Marca o rompimento das fronteiras geográficas e culturas e o sincretismo das religiões, inspiradas na filosofia dos pré socráticos e de Sócrates, Platão e Aristóteles, servindo de base para diferentes correntes filosóficas:
Os Cínicos buscavam a felicidade, abstendo-se da luxúria, do poder político ou da boa saúde. As pessoas não deviam se preocupar com o sofrimento e nem com a morte.
Os Estoicos consideravam as pessoas como parte de uma mesma razão universal e isto levou à ideia de um direito universalmente válido. Interessavam-se pela convivência em sociedade, por política e acreditavam que os processos naturais, a morte, por exemplo, eram regidos pelas leis da natureza e por isso devemos aceitar nosso destino.
Os Epicuristas. Epicuro (341-270 a.C.) foi o fundador da escola dos epicureus, desenvolvendo a ética do prazer e a combinou com a teoria atômica de Demócrito. Epicuro ensinava que o prazer de uma ação devia ser moderado, por causa dos efeitos colaterais. Praticamente não se interessavam pela política e sociedade e sua palavra de ordem era "Viver o momento”.
O neoplatonismo inspirado nas teorias de Platão, tem em Plotino seu maior representante. Dividia o mundo entre dois pólos: a luz divina, Uno ou Deus em oposição às trevas absolutas. Assim, a luz do Uno iluminava a alma, ao passo que a matéria eram as trevas.
O Misticismo. Podemos encontrar tendências místicas na maioria religiões do mundo. Uma experiência mística busca da sensação de união do "eu maior", a alma, com Deus. Acreditam que uma vida simples é o caminho da purificação possível para chegar a essa plenitude.
Bons estudos!