explique as causas e consequências da guerra dos seis dias
Soluções para a tarefa
A Guerra dos Seis Dias, que teve suas origens nas atuais relações tensas entre Israel e suas nações árabes vizinhas, foi uma vitória decisiva para Israel, triplicando seu território desde antes da guerra. As relações entre Israel e as nações árabes vizinhas nunca haviam se normalizado totalmente após a Guerra Árabe-Israelense de 1948, travada imediatamente após Israel declarar-se um estado-nação independente.
Questões como a crise dos refugiados palestinos e a crise de Suez, em 1956, criaram uma postura antagônica em relação a Israel em todo o mundo árabe e, em junho de 1967, as tensões estavam no auge.
Em reação à mobilização das forças egípcias ao longo da fronteira israelense na Península do Sinai, Israel lançou uma série de ataques aéreos preventivos contra os aeródromos egípcios, que destruíram quase toda a força aérea egípcia.
O Egito, fingindo vencer as batalhas iniciais, convenceu a Jordânia e depois a Síria a entrar na guerra, o que também resultou em vitórias israelenses. No final da guerra, seis dias depois, Israel ganhou o controle da Faixa de Gaza e da Península do Sinai do Egito, a Cisjordânia e Jerusalém Oriental da Jordânia, e as Colinas de Golã da Síria.
A moral israelense e o prestígio internacional foram grandemente aumentados pelo resultado da guerra, mas sua confiança excessiva pode ter contribuído para futuras perdas militares contra o Egito na Guerra do Yom Kippur de 1973.