História, perguntado por annabloxgirl, 9 meses atrás

explique as CAUSAS da Primavera de Praga​

Soluções para a tarefa

Respondido por juhmarquess13
3

Resposta:

O que foi

A Primavera de Praga foi um movimento político ocorrido na Tchecoslováquia em 1968. Liderado pelo chefe de estado Alexander Dubček, o movimento buscou implantar reformas liberalizantes, que eram contrárias ao socialismo centralizador e conservador soviético. O movimento foi fortemente reprimido pelo Pacto de Varsóvia (bloco militar dos países socialistas do leste europeu, liderado pela União Soviética).

A Primavera de Praga deve ser entendida dentro do contexto da Guerra Fria.

Em 1968, Alexander Dubček resolveu romper com este sistema político soviético. Afastou as lideranças stalinistas do poder e passou a adotar medidas reformistas, que visavam à abertura política do país. Entre estas medidas, estava a descentralização, a liberalização do sistema e o incentivo às ciências e às artes.

Evidentemente, a Primavera de Praga foi rejeitada pela União Soviética, que via no movimento uma ameaça ao socialismo no leste europeu e um estopim para que o mesmo ocorresse em outros países do bloco socialista.

Principais consequências da Primavera de Praga

Em 20 de agosto de 1968 teve início à ocupação militar da Tchecoslováquia pelas tropas do Pacto de Varsóvia. Embora tenha havido uma reação de manifestantes reformistas, o poderio militar dos repressores combateu rapidamente qualquer possibilidade de reação popular.

A Primavera de Praga chegou ao fim, com a prisão de Dubček e vários dirigentes do movimento. Em 1969, subiu ao poder da Tchecoslováquia Gustav Husák, iniciando um governo totalmente aliado aos interesses políticos defendidos pela União Soviética.

Embora derrotada, a Primavera de Praga mostrou que o regime socialista, imposto pela União Soviética no leste europeu, não era aceito por todos e apresentava sinais de desgaste.

Espero ter ajudado :)

Perguntas interessantes