Explique as alterações agudas que ocorrem no débito cardíaco, volume sistólico e frequência cardíaca durante o exercício em indivíduos sem treinamento ou moderadamente treinados
Soluções para a tarefa
Podemos considerar que durante um exercício físico ocorrerá alteração na:
- Frequência cardíaca: aumento das batidas do coração (taquicardia);
- Volume sistólico: ocorre aumento;
- Débito cardíaco: ocorre seu aumento;
Entendendo as alterações do corpo diante do exercício físico
Sabemos que a prática de exercício físico é extremamente importante para que um indivíduo apresente uma vida saudável e previna diversas patologias.
Durante uma atividade podemos apresentar alguns efeitos agudos, tais como:
- Taquicardia;
- Aumento da pressão arterial;
- Aumento da lipólise;
- Aumento da beta-oxidação dos ácidos graxos;
- Aumento da proteólise;
- Aumento do débito cardíaco;
- Aumento do volume sistólico.
Logo, podemos considerar que ocorre um aumento do débito cardíaco em decorrência do maior volume de sangue bombeado (volume sistólico) para suprir as necessidades dos tecidos e órgãos, consequentemente as batidas do coração aumentam (taquicardia) pela demanda de fluxo sanguíneo e do oxigênio utilizado pelos músculos trabalhados.
Por isso, é importante o acompanhamento de um profissional, para analisar e calcular as taxas máximas para cada indivíduo durante os treinos, para torná-los eficientes e seguros.
Entenda mais sobre alterações fisiológicas durante a atividade física aqui: https://brainly.com.br/tarefa/43510614
#SPJ4
Resposta: Em indivíduos sem treinamento ou moderadamente treinados, o volume sistólico não aumenta além de uma carga de trabalho de 40-60% do VO2máx. Portanto, em taxas de trabalho maiores de 40-60% do VO2máx, a elevação do débito cardíaco destes indivíduos se dá por meio de elevações apenas da frequência cardíaca. Porém, é importante salientar que em indivíduos treinados não ocorre este platô.
Explicação:
(pag 61)