Explique as 4 fases de formação de um bloco econômico
Soluções para a tarefa
1º: Zona de preferência Tarifária:
Nessa primeira etapa, cada país ainda possui sua própria moeda, cada qual com sua força econômica e taxa de câmbio. Desse modo a importação e exportação de produtos são tarifados normalmente, sem que haja benefícios entre os países.
Para o início de integração dos países no bloco econômico, são estudados as tarifas individuais de cada país e realizado um relatório sobre quais serão as novas tarifas preferenciais, ou seja, quais os novos valores que serão cobrados para troca de produtos importados entre os membros do bloco.
Sendo assim, países que realizem a troca de mercadorias intra-bloco terão benefícios com um menor percentual de impostos em contrapartida daqueles que não estão no bloco. Então o Brasil, por exemplo, não teria benefício tarifário em vender suas máquinas para a Alemanha, uma vez que nosso país não se encontra dentro da UE.
Já a França, por fazer parte do bloco, estaria em vantagem no valor dessa mesma máquina (lembrando que, uma vez que ainda não há uma moeda única no bloco, o valor do câmbio pode deixar esse benefício maior ou menor, dependendo da moeda dos países).
Isso ajuda na competitividade dos países do bloco quando suas economias se fortalecem em conjunto.
2º: Livre comércio:
Na segunda etapa institui-se uma zona de livre comércio entre os países membros do bloco, onde produtos são agora negociados com redução gradativa de tributos até o momento em que ocorre a isenção intra-bloco, com mercadorias produzidas por países membros circulando livremente sem a cobrança de impostos.
Em contrapartida, cada país ainda possui autonomia em sua política comercial e taxa de câmbio, o que pode tornar um produto mais caro no país X do que no país Y.
3º: União aduaneira:
No terceiro passo os impostos internamente são extintos, havendo a livre circulação de mercadorias e bens dentro do bloco sem qualquer tipo de imposto. Há também a instauração de uma tarifa externa comum (TEC), onde TODOS os países do bloco instauram um único imposto para a importação de produtos de países que não façam parte do grupo.
Essa medida é tomada para que seja mais atrativo a compra e venda de mercadorias entre os países do próprio bloco, fortalecendo suas economias e tornando o grupo mais forte economicamente.
4º: Mercado comum:
No mercado comum, a quarta fase, há a liberalização da transição de mercadorias, pessoas, serviços e capital. Portanto, qualquer pessoa ou empresa pode circular ou se instalar em qualquer território dentro dos países membros do bloco econômico, havendo também a padronização de impostos pagos pelas empresas e pela população, bem como a consolidação de leis trabalhistas e sociais.
bom espero tem ajudado!
1 ele cresce e evolui na constante evolução econômica
2 ele terá acréscimo ou vice versa
3 ele se estabilizara e não poderá ser mudada em constância apenas que há ordens para que isso aconteça