Explique Arte indígina do século XXI
Soluções para a tarefa
Resposta:
Duas exposições no começo deste século, uma nacional e outra internacional, merecem destaque por anunciarem - ou confirmarem - a inserção das manifestações indígenas no debate das artes contemporâneas.
Realizada de abril a setembro de 2000, em São Paulo, a "Mostra do Redescobrimento", que pretendeu expor um panorama da arte brasileira, incluiu manifestações de artes visuais de sociedades indígenas no conjunto das obras artísticas representativas deste panorama. O "Módulo Artes Indígenas" que reunia objetos e "instalações" (armadilha de pesca e parafernálias de sepulturas e rituais funerários) foi concebido ainda como parte autônoma e coexistente com os demais universos das artes visuais tais como a "Arte Moderna", a "Arte Contemporânea" e a "Arte Barroca", dentre outros. Foram selecionados dos acervos de museus nacionais e internacionais e de colecionadores e adquiridos junto às sociedades indígenas, objetos e "instalações" de diversos povos. A curadoria concebeu os seguintes temas para a exposição dessas obras : "O que pode ser arte nas sociedades indígenas", subdividido em "Objetos Imakhé" e "Hibridizações", e "Objetos artísticos, atividades e efeitos", subdivido em "Construir a vida cotidiana", "Fabricar a imagem de si", "Combater os inimigos" e "Criar realidades paralelas".
Espero ter ajudado ;)
resposta:A cultura indígena brasileira é vasta e diversificada, ao contrário do que pensa o senso comum. Os historiadores estimam que, no início do século XXI, havia quatro agrupamentos linguísticos principais: tupi-guarani, jê, caribe e aruaque. Essas famílias linguísticas compartilhavam o mesmo idioma e culturas semelhantes.